Doçaria e arte nas Festas do Barrete Verde em Alcochete

"Venha provar Alcochete e deliciar-se com a sua cultura"

Durante as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorrem até 15 de Agosto, visite o espaço “Viver Alcochete”, na Galeria Municipal, nos Paços do Concelho, onde poderá encontrar doçaria local e publicações editadas pela Câmara Municipal de Alcochete. No mesmo local acolhe desde o passado sábado, 2 de Agosto, a Alcarte, exposição colectiva de artes plásticas, organizada pela autarquia, que este ano tem como tema “Liberdade(s)”. 

Liberdade(s) é o tema deste ano da Alcarte, em Alcochete 

Mel, geleias, bolos secos, licores e compotas são algumas das iguarias que poderá adquirir neste espaço e que vão ser promovidas pelos próprios produtores locais. António Duarte (mel), Sabores da Quinta (compotas, geleias e bolos secos), a Escola Comunitária (licores), Amélia Frade (compotas), Valentina da Guia (doçaria tradicional) e a Padaria Piqueira (doçaria tradicional) são os produtores que vão passar pelo espaço “Viver Alcochete” onde poderá encontrar informação turística sobre o Concelho.
Para além da doçaria, poderá ainda adquirir neste espaço flor de sal, colecções temáticas de postais e outras publicações, editadas pela Autarquia, que versam sobre temáticas diversas.
Nos dias 11, 12, 13 e 14 de Agosto, o “Viver Alcochete” vai estar aberto das 18 às 24 horas, e no dia 15 de Agosto, das 16 às 24 horas. 

Alcarte 2014 mostra “Liberdade(s)”

Ainda na Galeria Municipal, poderá visitar a exposição colectiva “Alcarte” que, nesta edição, foi dedicada à temática Liberdade. A exposição foi inaugurada no passado sábado, 2 de Agosto.
Artistas, familiares e amigos, os vereadores José Luís Alfélua, Jorge Giro e Raquel Prazeres, e o presidente da Junta de Freguesia de Alcochete, Estêvão Boieiro, estiveram presentes na inauguração da exposição e apreciaram os trabalhos expostos.
“Esta exposição faz parte da programação cultural da Câmara Municipal de Alcochete, e por coincidir com a realização das Festas do Barrete Verde e das Salinas tem sempre muitos visitantes, o que é bom para os artistas que participam”, referiu o vereador José Luís Alfélua que agradeceu a participação dos participantes na Alcarte 2014.
Ao longo de 32 anos, a Alcarte tem revelado a criatividade de muitos artistas nas mais diversas manifestações artísticas. “Já passaram por aqui mais de um milhar de artistas, disse a vereadora da Cultura, Raquel Prazeres, que acrescentou: “A Alcarte é uma montra onde o artista pode mostrar os seus trabalhos e quando o faz expõe-se, mostra a sua interpretação da vida e este ano temos a participação de 26 artistas com interpretações diferentes do tema proposto que foi a liberdade ou liberdades”.
No ano em que se comemoram 40 anos do 25 Abril, a Alcarte apresenta trabalhos de 26 artistas, nas categorias de pintura, fotografia e escultura, que quiseram pensar a liberdade daqueles que lutaram por um ideal de democracia, a liberdade que está à saída da nossa porta, e todas as outras formas de liberdade que são fundamentais numa sociedade que se pretende justa e equilibrada.

Programação:
Segunda-feira, 11 de Agosto
18h00 às 21h00 e das 21h00 às 24h00
Compotas com Amélia Frade
Terça-feira, 12 de Agosto
18h00 às 21h00 e das 21h00 às 24h00
Apicultura – Mel com António Duarte

Quarta-feira, 13 de Agosto
18h00 às 21h00 e das 21h00 às 24h00
Doçaria Tradicional com Valentina da Guia

Quinta-feira, 14 de Agosto
18h00 às 21h00 e das 21h00 às 24h00
Apicultura – Mel com António Duarte

Sexta-feira, 15 de Agosto
16h00 às 20h00 e das 20h00 às 24h00
Doçaria Tradicional com Padaria Piqueira

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários