Corroios está em festa de 22 a 31 de Agosto

Uma festa que estimula a economia e a cultura da região


Para muitos, as Festas Populares de Corroios, no Seixal, que arrancam já amanhã, 22 de Agosto, são "as melhores e as maiores" de toda a Península de Setúbal. Pela Quinta da Marialva, local da festa, são esperadas mais de 600 mil pessoas até ao último dia de Agosto. Além da cultura local, dos comes e bebes, dos bailaricos de verão e dos encontros casuais, a 39ª edição das Festas de Corroios recebem este ano um forte cartaz musical espalhado pelos três palcos para a atuação de nomes consagrados do panorama musical nacional como José Cid, Jorge Palma, Kalú, UHF, Anjos, Azeitonas, Gisela João e Toy. Para a organização, a cargo da Junta de Freguesia de Corroios, as festas pretendem ainda “dinamizar a freguesia e todo o tecido empresarial da região”.


Pelo palco principal passam grandes nomes da música portuguesa

As estruturas para uma das maiores festas do Distrito de Setúbal estão quase prontas. Corroios está "vestida de gala" para receber as mais de 600 mil almas que chegam para se divertir nas noites e nos dias quentes de Agosto. Serão dez dias [de 22 a 31 de Agosto] de alegria, animação, culturalidade, muita música e negócios de oportunidade.
Este ano a Junta de Freguesia local, responsável pela Festa, está a proceder à pavimentação da Rua de Vale de Milhaços e Rua de São Nicolau na Quinta da Marialva. "Pretende-se melhorar os caminhos não só durante as Festas de Corroios, mas também ao longo do ano nas várias iniciativas que decorrem neste espaço, de que a Mostra Mensal e a Feira do Mundo Motorizado são os casos mais visíveis", disse fonte
daquela junta de freguesia.
Desde a preparação do evento à sua desmontagem, há um “grande trabalho que movimenta todo o concelho e todo o tecido empresarial”, pelo que estas festas apresentam-se como “uma mais valia para conseguir lutar contra a crise”, defende a organização do evento. A Junta de Freguesia de Corroios acredita que esta é uma forma de “dinamizar o comércio local”, na medida em que é possível “haver progressão em
termos de negócio”.
As Festas têm um “grande impacto” na população e continuam a ser “uma das melhores” da região. O evento tem como objetivo "dar a conhecer a freguesia, além de “proporcionar bons momentos de diversão aos habitantes do concelho, do distrito de Setúbal e de toda a Grande Lisboa", diz a organização. Mas em Corroios estarão nestes dias gentes de todo o país.
"As festas populares que decorrem um pouco por todo o país nas aldeias, vilas e cidades, são importantes momentos de coesão social em torno de tradições e comemorações identitárias. As Festas de Corroios são portanto, o momento mais alto da vida coletiva na nossa Freguesia. Um espaço de encontro e comunhão que une amigos, familiares, vizinhos, mas também muitos outros que se deslocam das localidades circundantes", diz fonte da organização das Festas.
"As enchentes na Quinta da Marialva que marcam o final de agosto, dão a este evento um cariz regional, só comparável com a Feira de Sant'iago organizada pela Câmara de Setúbal", apontam os homens e as mulheres que "constroem" as Festas.

Cartaz de qualidade
O Parque Urbano da Quinta da Marialva recebe, entre 22 e o último dia de Agosto, as Festas Populares de Corroios que oferecem concertos de nomes consagrados do panorama musical nacional como Gisela João, UHF, Jorge Palma, Kalú, José Cid, Os Azeitonas, Toy e Anjos.
Na noite de abertura atuam as bandas finalistas do Festival de Música Moderna de Corroios, entre elas os vencedores da edição deste ano, os Vira Casaca. As Festas Populares de Corroios contam ainda com muita animação, dança e bailes pelos diferentes espaços da Quinta da Marialva.
Para além de assistir aos espetáculos musicais, o público poderá visitar 48 expositores do setor empresarial da região, 17 standes automóveis (onde vão estar presentes 12 marcas) e espaços de gastronomia como o Cantinho do Petisco dedicado a produtos alentejanos.
Organizadas pela Junta de Freguesia de Corroios, as festas vão ter a participação de várias associações locais, entre elas o Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro Rouxinol, que entre os dias 23 e 31 realiza o Torneio de Ténis Festas de Corroios. Uma prova que tem lugar nos campos de piso duro do clube, e está inscrita no calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis.
Mas há muito mais para ver em Corroios a partir de amanhã. Serão duas mãos cheias de dias para "esquecer a crise e reviver a festa, os amigos e a cultura do Seixal". As festas despedem-se no último dia do mês de Agosto. Até lá... divirta-se à grande.
Consulte o programa das Festas Populares de Corroios.

Agência de Notícias

Comentários