Ciência atraiu centenas de pessoas a Setúbal

Parque Urbano de Albarquel reuniu entusiastas da ciência

A curiosidade em aprofundar o conhecimento científico sobre vulcões e sismos levou miúdos e graúdos a participar, no passado fim de semana, no “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra”, realizado no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal. A iniciativa deu a conhecer, de forma didática, simples e interativa, o funcionamento dos vulcões e o comportamento do planeta em caso da ocorrência de sismos. Na atividade, que contou com a presença de cientistas e professores universitários especializados na área de investigação, houve jogos didáticos, vários materiais pedagógicos para descobrir, a par de pequenas experiências.


Ciência Viva levou centenas de pessoas a Albarquel 

O “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra” incluiu uma exposição que apresentou, numa linguagem acessível a todos, os comportamentos científicos associados aos vulcões e à ocorrência de sismos e tsunamis.
Demonstrações do registo do movimento do solo com um sismómetro, simulações de tsunamis e de vulcões e a importância de manter um kit de emergência em situação de catástrofe foram outras atividades proporcionadas a toda a família.
Novidade na edição deste ano da iniciativa foi a presença de um painel científico no qual foi explicado, numa linguagem simples e acessível, as várias fases de formação do maciço da Arrábida.
Aos participantes foram também dadas explicações sobre o protótipo de dispositivo de alerta de tsunamis instalado no Parque Urbano de Albarquel, equipamento capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência, assim como os caminhos de fuga existentes na cidade.
A iniciativa procurou "sensibilizar a população para os riscos associados aos fenómenos naturais enquanto origem de acidentes graves ou catástrofes, com os técnicos a transmitir algumas noções e procedimentos básicos de proteção no caso de ocorrência destas situações", explicou a organização.
O “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra”, uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, foi organizado numa parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.
No âmbito desta parceria institucional, subordinado à temática de sismos e vulcões, está prevista a realização em Setúbal, durante o mês de Setembro, de uma formação para professores do ensino básico que inclui métodos de construção de pequenos simuladores que podem ser utilizados em sala de aula.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários