Arte de rua é aposta do turismo em Sesimbra

Sesimbra é peixe divulga o melhor da arte de rua 

A história do peixe de Sesimbra ao longo dos séculos, a pesca desportiva ao espadarte nos anos 50, a lota na praia, as artes de pesca, o mercado ou as principais espécies capturadas pela frota local são alguns dos temas que compõem a exposição de grande formato Sesimbra é Peixe, patente na marginal nascente de Sesimbra. Ao mesmo tempo, a autarquia promove visitas guiadas à lota de Sesimbra e à zona de descarga de peixe e arranca no dia 16 de Agosto a segunda edição do concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, um projeto que transformas as portas e as janelas da vila em arte. 

Mostra está patente na Marginal de Sesimbra durante o verão 

A mostra, de acordo com a autarquia local, "reúne ainda imagens de um conjunto de pratos elaborados por restaurantes locais, que demonstram a riqueza e originalidade da gastronomia local, à base do peixe de Sesimbra".
Esta iniciativa faz parte da campanha Sesimbra é Peixe, criada pelo Turifórum, grupo de empresários da área do turismo, com apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, cujo objetivo é "destacar a qualidade do peixe de Sesimbra, reconhecida há séculos, e divulgá-la como um dos principais atrativos turísticos do concelho".
Em simultâneo, e durante todo o mês de Agosto, o Posto de Turismo de Sesimbra promove visitas guiadas à lota de Sesimbra e à zona de descarga de peixe. As ações decorrem às terças e quintas-feiras à tarde, mediante inscrição no Posto de Turismo, na Fortaleza de Santiago.
Esta iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, com apoio da Docapesca, no âmbito da campanha Sesimbra é Peixe, e tem como objetivo "dar a conhecer o processo de descarga e venda de pescado capturado pela frota de pesca", disse o gabinete de imprensa da autarquia ao ADN.

Sesimbra transforma portas em arte 
Está de volta a 2.ª edição do concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. A receção das propostas terminou esta semana e a elaboração dos trabalhos decorre de 16 de Agosto a 16 de Setembro de 2014. O vencedor receberá um prémio de 500 euros.
A escolha das portas ou janelas a intervencionar é sugerida pelos participantes, entre aquelas que previamente foram assinaladas e identificadas em determinadas áreas pela Câmara de Sesimbra.
A iniciativa, diz a autarquia, "pretende convidar o público a apresentar propostas de decoração de portas ou janelas na vila de Sesimbra, no âmbito da Campanha Sesimbra é Peixe, focada num dos maiores atrativos do concelho, o seu excelente peixe".
O concurso procura também "enaltecer todos os fatores históricos, culturais, étnicos, paisagísticos e ambientais ligados a este produto". O público terá possibilidade de votar para escolher a porta mais bonita.
Em Junho, cerca de vinte portas da vila de Sesimbra foram transformadas em obras de arte no âmbito deste concurso. A execução dos trabalhos foi feita “ao vivo”, o que permitiu que quem passa na rua pudesse observar o trabalho de cada um dos 11 autores presentes na iniciativa.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários