Arranque das visitas guiadas à lota do peixe, em Sesimbra

Sesimbra promove turismo local com visitas à lota do peixe 

A Câmara de Sesimbra promoveu no final da semana passada a primeira visita guiada à lota de Sesimbra e à zona de descarga de peixe, uma ação que faz parte do projeto Sesimbra é Peixe, cujo objetivo é promover o peixe de Sesimbra. Na visita estiveram cerca de 20 turistas, muitos de Espanha. As visitas continuam esta terça-feira. No âmbito do mesmo projeto, o município ofereceu ainda um conjunto de aventais aos vendedores de peixe dos mercados municipais de Sesimbra e Quinta do Conde. Em paralelo, até 15 de Setembro, cinco artesãos locais vão estar a trabalhar ao vivo no Posto de Turismo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago.


Sesimbra é Peixe promove lota e mercados municipais 


O município de  Sesimbra promoveu pela primeira vez, a semana passada, visitas guiadas à lota de Sesimbra e à zona de descarga de peixe. A ação, disse o gabinete de imprensa daquela autarquia ao ADN, "contou com cerca de vinte participantes, muitos dos quais turistas espanhóis, que presenciaram o desembarque de polvos e pescadas, bem como a venda de peixe na lota".
Durante o percurso os técnicos de turismo da autarquia "deram ainda a conhecer as diferentes artes de pesca e as principais espécies capturadas pela frota sesimbrense".
A iniciativa, inserida na campanha Sesimbra é Peixe, decorre às terças e quintas-feiras à tarde, mediante inscrição no Posto de Turismo, na Fortaleza de Santiago.
As visitas são dinamizadas pela Câmara Municipal, com apoio da Docapesca, e têm como objetivo "dar a conhecer o processo de descarga e venda de pescado capturado pela frota de pesca", diz a autarquia. 
Ainda no âmbito do projeto Sesimbra é Peixe, a Câmara ofereceu um conjunto de aventais aos vendedores de peixe dos mercados municipais de Sesimbra e Quinta do Conde. 
Esta foi uma forma, diz fonte do turismo local, "de promover o pescado de Sesimbra nos pontos de venda direta ao público numa altura em que milhares de turistas visitam o concelho e fazem as suas compras nestes mercados".
A campanha Sesimbra é Peixe existe desde 2013 e tem como objetivo promover o pescado de Sesimbra e as tradições ligadas ao mar e à pesca.

Artesanato Vivo até 15 de setembro
Até 15 de Setembro, cinco artesãos locais vão estar a trabalhar ao vivo no Posto de Turismo de Sesimbra, na Fortaleza de Santiago. 
A iniciativa Artesanato Vivo, que pretende promover a atividade artesanal, decorre às terças, quintas, sextas e sábados.

Programa
Renda de Bilros
Alunas de Francisca Baptista e Lucília Martelo
• terças e quintas, das 16 às 20h

Escamas de Peixe
Lucinda Almeida
• sábados, das 16 às 23h

Trabalhos em Croché / Artes Decorativas
Fernanda Lopes
• sábados, das 16 às 23h

Trabalhos em Têxtil / Artes Decorativas
Paula Gatinho

Agência de Notícias

Comentários