Volta a Portugal Solidária passa por Palmela

Palmela e Águas de Moura recebem projeto solidário 

A “Volta a Portugal Solidária”, em corrida, passa por Palmela no dia 11 de Julho, sexta-feira, com chegada prevista à Santa Casa da Misericórdia de Palmela, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, às 10 horas e partida para Águas de Moura às 18h30, anunciou ontem o Gabinete de Imprensa da Câmara de Palmela. 

João Casal está a correr o país por causas solidárias 

O projeto, promovido pelo atleta internacional de Orientação, João Casal, tem como principal objetivo "a criação de uma rede de parceiros locais, com destaque para os Municípios, cuja finalidade é a angariação de contributos, materiais ou financeiros, para doação a instituições de cariz social local", diz a autarquia em comunicado.
No concelho de Palmela, parte da venda do merchandising oficial “Volta a Portugal Solidária” reverterá para a Santa Casa da Misericórdia de Palmela e para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Água de Moura, instituições que apoiam, logisticamente, o evento, a par do Município local.
Um grupo de alunos da equipa de Orientação da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo irá acompanhar o atleta entre a Rotunda do Ovelheiro, na EN 379 (Quinta do Anjo) e a meta e, ao final da tarde, entre Palmela e Aires (EN 252).
Alem de Palmela, a Volta a Portugal Solidária passa ainda pela Trafaria, Fernão Ferro, Sesimbra, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, no distrito de Setúbal, seguindo depois para o Alentejo e Algarve. Terminando a 21 de Agosto na cidade de Matosinhos, onde tudo começou. 

Correr para ajudar os outros 
Campeão nacional de orientação, João Casal começou a correr aos 20 anos, por carolice. Inscreveu-se numa meia maratona sem nunca ter feito semelhante e ficou viciado. Até que teve de parar, por força da vida. Há 11 anos, desempregado, voltou a calçar as sapatilhas. Fez-se campeão. Depois, cansou-se de títulos, ou cresceu, ou envelheceu. Mas nunca mais deixou de correr. João Casal conquistou nove medalhas de Campeão Nacional e dez medalhas de Vice-Campeão, entre outros títulos na modalidade. 
E sonhou uma volta a Portugal. E depois sonhou-a útil e aí está ele, 8000 km de treinos e 13 pares de sapatilhas depois, começou a 27 de Junho em Matosinhos e chega esta sexta-feira a Palmela. São muitos quilómetros por cumprir: João convida todos quantos queiram dar duas de letra numa corrida leve (não baixará dos seis minutos por quilómetro) a juntar-se uns minutos, uma etapa, duas, o que for. A pé ou de bicicleta. Quem não puder correr pode acompanhar na página da "Volta a Portugal solidária", no facebook. 
João quer: Correr 53 dias, sair de 112 cidades ou vilas, passar pelos 18 distritos continentais e por mais de 800 localidades, percorrer 40 a 60 km por dia em 2 etapas, completar cerca de 2600 km.
João espera: Angariar donativos monetários. alimentares ou outros para ajudar qualquer tipo de instituição (de apoio a crianças, deficientes, idosos, animais, etc., mas sobretudo bombeiros e Cruz Vermelha, daí ter escolhido o verão dos incêndios), escolhidas pelos municípios, empresas e particulares. Para quem optar por dinheiro, o NIB é 0033 0000 45444939508 05.

Etapa Sesimbra – Palmela – Águas de Moura – Alcácer do Sal
11 de Julho
07h00 Partida de Sesimbra
10h00 Chegada a Palmela
18h30 Partida de Palmela
20h30 Chegada a Águas de Moura

12 de Julho
07h00 Partida de Águas de Moura

Agência de Notícias

Comentários