Jazz e música na baixa comercial passam por Setúbal

Festival de Jazz de Setúbal chega este fim de semana 

Cinco concertos, repartidos por dois fins de semana, formam o programa da segunda edição do Festival de Jazz de Verão de Setúbal, a realizar este mês no Fórum Municipal Luísa Todi. Joana Espadinha e Nine Ways são os nomes principais desta primeira semana de jazz em Setúbal. Ainda na capital do distrito, até final de Setembro, há música na baixa comercial da cidade. Entre o palco e as arruadas são muitos os nomes que passarão pelas noites quentes do verão da cidade. 


Joana Espadinha abre festival de Jazz de Setúbal 

O Festival de Jazz de Verão de Setúbal é organizado pela Setúbal Jazz School, com os apoios da autarquia local e da Antena 2, apresenta formações com diferentes estilos de jazz.
O festival abre no dia 19, sábado às 22 horas, hora de início de todos os concertos, com a atuação do grupo liderado pela voz de Joana Espadinha, que apresenta o álbum “Avesso”.
Acompanhada por Luís Figueiredo, no piano, João Firmino, na guitarra, Francisco Brito, no contrabaixo e baixo elétrico, e Luís Candeias, na bateria, a vocalista e compositora Joana Espadinha abraça os universos do jazz e do pop/rock através de sonoridades acústicas e eletroacústicas.
NIne WAys é o título do projeto reservado para o dia 20. José Soares, guitarrista e compositor, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi juntamente com Gonçalo Leonardo, no contrabaixo, e Bruno Pedroso, na bateria.
O 2.º Festival de Jazz de Verão de Setúbal prossegue, a 25 de Julho, com o projeto original PianoBatuque, protagonizado pelo pianista brasileiro, nascido na Argentina, Pablo Lapidusas e pelo conceituado baterista e percussionista português Joel Silva.
A improvisação é a nota dominante deste duo, que surpreende em PianoBatuque pela fórmula pouco convencional de usar, frequentemente, a bateria como instrumento melódico e o piano como acompanhamento.
Sofia Vitória regressa a Setúbal, agora para apresentar, no dia 26, “By Love’s Soul”, álbum desenvolvido em conjunto com o pianista Júlio Resende e o baterista Joel Silva. A segunda edição do Festival de Jazz de Verão termina a 27 de Julho com Cinema & Dintorni Trio.
Massimo Cavalli, baixo elétrico e contrabaixo, Ricardo Pinheiro, guitarra e efeitos, e Jorge Moniz, bateria, recuperam temas de compositores italianos contemporâneos que fizeram história no cinema.
Os bilhetes custam 6 euros por concerto. Um passe de 20 euros dá acesso a todos os espetáculos do festival.
Os ingressos encontram-se à venda na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi e em www.bilheteiraonline.pt.

Campanha promocional oferece CD
O II Festival de Jazz de Verão de Setúbal tem a decorrer uma campanha promocional de oferta de um CD à escolha de um dos artistas que constituem o cartaz.
O público que apresentar a prova de compra de quatro passes de acesso a todos os espetáculos do festival, organizado pela Setúbal Jazz School, pode escolher um álbum de um dos cinco conjuntos que vão atuar.
Para ter direito ao CD basta apresentar na bilheteira do Fórum Luísa Todi as provas de compra dos quatro passes. Pessoas diferentes podem juntar os passes que tenham adquirido para ter acesso a esta campanha promocional.
A oferta é válida ao longo de todo o festival, pelo que os interessados podem, inclusivamente, esperar pelo desfecho do último concerto de forma a facilitar a escolha do álbum que desejem levar para casa.

Há música na baixa 
A música está presente nas noites de verão da baixa de Setúbal 
A Baixa comercial de Setúbal está com nova dinâmica durante os meses de verão, com um programa de concertos que teve início do princípio de Julho e decorre até Setembro.
A iniciativa da Câmara de Setúbal junta-se ao horário de funcionamento até mais tarde de muitas das lojas da Baixa e promove a realização de espetáculos musicais que se repartem entre atuações em palco e arruadas.
Xaral’s Dixie foi o primeiro grupo a atuar, atraindo a atenção com os ritmos de Nova Orleães de muitas dezenas de pessoas que, no dia 5, faziam compras à noite pelas ruas da Baixa.
Já no dia 12 os Funky Jazz, com elementos da Escola de Música Dámsom, de Setúbal, proporcionaram um momento diferente na Baixa comercial com um espetáculo de rua, num palco montado no Largo da Ribeira Velha.
O programa “Animação na Baixa de Setúbal”, com atuações sempre a partir das 21h30, apresenta mais dois espetáculos até ao final do mês.
Esta noite, a Escola de Samba do Grupo Recreativo “Unidos de Vila Zimbra” desfila pelas ruas daquele centro histórico de Setúbal, distraindo quem decida fazer compras até às 22 horas, altura do encerramento das lojas que se encontram abertas até mais tarde durante o verão.
O grupo de música tradicional portuguesa Folear desfila igualmente pela Baixa no dia 26, como sempre, a partir das 21h30.

Comentários