Câmara Municipal da Moita apoia educação

Moita destina 36 mil para apoiar programas escolares no próximo ano letivo
Na sua última reunião, realizada a 16 de Julho, a Câmara da Moita teve em discussão três propostas da área da educação: a atribuição de um apoio financeiro para aquisição de materiais pedagógicos e consumíveis informáticos, o Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2014/2015 e o valor das comparticipações financeiras das famílias nos Prolongamentos de Horário da Componente de Apoio à Família nos estabelecimentos públicos de educação Pré-Escolar. Ao todo a autarquia destina mais de 36 mil euros para apoiar os programas escolares do próximo ano letivo. 


Moita aprovou apoios para a educação do próximo ano letivo 

A Câmara da Moita aprovou, a atribuição, para o ano letivo 2014/2015, de um apoio financeiro ao funcionamento dos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar do concelho e das Escolas Básicas de 1º ciclo e, para aquisição de materiais didático-pedagógicos, no valor de 31 mil 120 euros, e para aquisição de consumíveis de informática, no âmbito do Programa de Alfabetização Informática, no valor de cinco mil 183 euros. Estes apoios têm o valor global de 36 mil 303,76 euros.
Foi também aprovado o Plano de Transportes Escolares para o próximo ano Letivo. Este plano de subsídios abrange alunos do concelho da Moita que frequentam o Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional e "reflete um investimento por parte da Câmara da Moita de um valor total estimado de 230 mil 136 euros.
No ano letivo 2013/2014, foram beneficiados por subsídio 878 alunos e prevê-se que no próximo ano letivo cerca de 857 alunos, 612 alunos do Ensino Básico e 245 alunos do Ensino Secundário e Profissional. A autarquia subsidia os transportes dos alunos do Ensino Básico a 100 por cento e dos alunos do Ensino Secundário e Profissional em 50 por cento.
A Câmara da Moita fixou ainda o valor máximo mensal das comparticipações financeiras das famílias para a participação das crianças nos Prolongamentos de Horário da Componente de Apoio à Família, em 53 euros. "Note-se que os valores mensais deste serviço são fixados com base nos cálculos dos rendimentos per capita dos agregados familiares", refere a autarquia ao ADN.
As atividades de animação socioeducativa nos jardins-de-infância da rede pública, no âmbito das atividades de Prolongamento de Horário – Componente de Apoio à Família, são implementadas pelo Município da Moita, numa responsabilidade partilhada com os Agrupamentos de Escolas. "Estas atividades permitem a adaptação dos tempos de permanência das crianças no jardim-de-infância às necessidades das famílias, garantindo que esses tempos sejam complementares das aprendizagens realizadas no pré-escolar", refere a Câmara da Moita.
Foi ainda deliberado atribuir um subsídio no valor de mil euros ao Centro Náutico Moitense, para apoio na realização dos trabalhos de manutenção da salina Pequena do Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental, durante os meses de Julho, Agosto e Setembro de 2014, e atribuir uma comparticipação financeira ao plano anual de atividades do Grupo de Futebol Azul e Ouro, no valor de 500 euros.
A próxima reunião pública da Câmara Municipal vai realizar-se no dia 30 de Julho às 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários