Câmara de Alcácer e Grupo Pestana investem no turismo

Unir esforços para revitalizar pousada e atrair turistas de qualidade a Alcácer do Sal
A Câmara de Alcácer do Sal e o Grupo Pestana Pousadas assinaram um protocolo de colaboração que abre um novo ciclo nas relações entre o município e o maior grupo de pousadas de Portugal. O protocolo visa melhorar a perspectiva de futuro da pousada D. Afonso II, em Alcácer do Sal. O acordo prevê que a conservação e manutenção do jardim da pousada passe a ser feito pelos serviços municipais e, em contrapartida, o grupo hoteleiro proporciona à autarquia alojamento para convidados da câmara e compromete-se a disponibilizar informação municipal aos turistas.


Protocolo entre autarquia de Alcácer e Grupo Pestana foi assinado dia 18

Segundo o Presidente da Câmara de Alcácer do Sal, “a Pousada D. Afonso II é uma das melhores do país”. E com a assinatura do protocolo com o Grupo Pestana Pousadas [o maior grupo de pousadas portuguesas], “temos de nos orgulhar deste investimento no nosso concelho e, por isso, o Município pretende com a celebração deste protocolo divulgar a Pousada e atrair mais visitantes para um turismo de qualidade”, referiu o chefe do executivo.
Também o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana, José Manuel Castelão, sublinhou que “este protocolo materializa a vontade de melhorar as relações da Pousada com o Município, um passo que agradou bastante”.
O responsável diz que o entendimento com o actual executivo não é, por isso, “um mero protocolo” mas um acordo com “significado especial”, garantindo “completa disponibilidade para colaborar” e de “fazer coisas em conjunto” com a autarquia. José Manuel Castelão sublinhou que a pousada “é mais que um hotel, que muitas vezes funciona como uma embaixada da região”.
Vítor Proença lembrou a“aposta” do município de Alcácer do Sal  no “turismo de qualidade e na valorização do concelho”, apontando alguns projectos em que o executivo está a trabalhar, na área do turismo, alguns para o rio Sado. A cripta arqueológica, que é a “montra” da arqueologia em Alcácer do Sal, foi apontada pelo autarca como "um dos pontos de grande interesse turístico com potencial no concelho".

A essência do protocolo 
Com a assinatura deste protocolo, o Município aceita assegurar os trabalhos de conservação e de manutenção do jardim da Pousada de D. Afonso II, em Alcácer do Sal, e compromete-se a realizar os trabalhos de limpeza, mondas, podas, sachas, cortes de relva e reposição de plantas que considerar necessárias à boa manutenção do referido jardim. Compromete-se ainda a integrar a Pousada em todos os roteiros turísticos e culturais do concelho, na agenda de eventos e locais a visitar, assim como colocar documentação da mesma nos postos de turismo e museus.
A Grupo Pestana Pousadas, [GPP] assegura a exploração da Pousada D. Afonso II, a qual se encontra instalada no castelo de Alcácer, imóvel classificado suscetível de fruição como bem cultural no âmbito da legislação aplicável. A Pousada integra ainda um vasto acervo patrimonial, sendo acessível ao público e diariamente visitado por pessoas que não são seus clientes. Ao abrigo do protocolo, a GPP obriga-se a permitir o acesso de turistas e visitantes às instalações da Pousada, onde poderão usufruir dos respetivos bens culturais, designadamente os que ali se encontram expostos por cedência do Museu Municipal, assim como do património arquitetónico.
A GPP compromete-se, igualmente, a ter na receção da Pousada disponível para turistas, hóspedes e visitantes a agenda cultural do Município, assim como outra documentação promocional do concelho. Assume também o compromisso de atribuir ao Município 12 Noites de Alojamento por ano, assim como condições comerciais especiais, a acertar caso a caso quanto a eventos, reuniões, ações de formação e outras atividades congéneres que o Município pretenda realizar na Pousada.
O Município e a GPP comprometem-se a diligenciar no sentido de articular a atividade da Cripta Arqueológica e a da Pousada, situação que será objeto de acordos pontuais.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários