Alcácer do Sal e Grândola exigem melhoria da estrada

Comissão de Utentes do IC1 pede audiências no Parlamento

A Comissão de Utentes do IC1, para defesa das obras urgentes de conservação do IC1/EN 120 entre Alcácer e Grândola, solicitou ontem uma audiência com todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, à Estradas de Portugal e pretende ainda ser recebida pela Comissão de Economia e Obras Públicas da AR. Ao mesmo tempo, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República um projeto de resolução, que recomenda ao Governo que promova as medidas necessárias para garantir a beneficiação do troço do IC-1 entre as duas localidades com a “máxima urgência”. 

Estado do pavimento do IC1 preocupa utentes e autarcas 

Os pedidos de audiência servem para que a recém-criada Comissão de Utentes do IC1 de Alcácer do Sal em conjunto com a Comissão de Utentes do IC1 de Grândola apresentem os problemas existentes naquele troço, que, sendo um dos mais movimentados destes dois concelhos e a nível nacional, representa um perigo real para a segurança e vida dos cidadãos utentes.
Recorde-se que no passado dia 13 de junho a Comissão de Utentes organizou uma marcha automóvel entre Alcácer e Grândola, para protestar contra as más condições do troço do IC1 entre ambas as localidades e para exigir obras de melhoria naquela via, tendo contado com a participação de mais de 200 veículos. Organizada pela Comissão de Utentes do IC1, Câmaras Municipais de Alcácer do Sal e Grândola e pelas Juntas de Freguesia, a marcha terminou junto ao Castelo Ventoso, local onde as duas caravanas automóveis se juntaram. Esta foi uma iniciativa que contou com a participação de centenas de utentes, dos presidentes das Câmaras de Alcácer e de Grândola, da deputada do PCP na Assembleia da República, Paula Santos, e de presidentes de junta dos dois concelhos.

PCP quer “máxima urgência”
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou ontem, 9 de Julho, na Assembleia da República um projeto de resolução, que recomenda ao Governo que promova as medidas necessárias para garantir a beneficiação do troço do IC-1 entre as duas localidades com a “máxima urgência”. O PCP pretende que a “beneficiação do troço seja realizada com a máxima rapidez, promovendo as condições de circulação em plena segurança de forma consentânea com o nível de serviço exigível a um eixo viário fundamental e salvaguardando o interesse público, no plano judicial se necessário”. Segundo o projeto assinado pelos deputados do PCP, as populações do Litoral Alentejano, em particular dos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola, “têm vindo a sofrer cada vez mais com as inaceitáveis e revoltantes condições de degradação e insegurança”, conclui o documento apresentado pelos comunistas no Parlamento.

Agência de Notícias

Comentários