Sines recebe este mês teatro nacional e internacional

 “Em Junho Há Teatro em Sines”

Nove espetáculos teatrais, protagonizados por companhias de Portugal, Espanha, Itália e Colômbia, vão animar Sines, Santo André e Porto Covo, a partir de sábado e até dia 28 deste mês, numa iniciativa promovida pelo município de Sines. 


Mary Poppins - A mulher que salvou o mundo abre evento, em Sines

O evento designa-se “Em Junho Há Teatro em Sines” e, em comunicado, o município assumiu o objetivo de que esta programação cultural passe a ser “regular” no concelho.
A iniciativa inclui ainda atuações musicais, nomeadamente quatro arruadas pelo grupo de percussão Skalabá Tuka (dias 7, 14, 21 e 28), pelas ruas de Sines, e apresentações de formações da Escola das Artes do Alentejo Litoral, a anteceder as peças de teatro.
Quanto aos espetáculos teatrais, dos nove que vão ‘subir’ ao palco, oito integram a 15.ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André, explicou  fonte da Câmara de Sines.
“Mary Poppins – A Mulher que Salvou o Mundo”, a cargo do Teatro do Eléctrico (Lisboa) e inspirada na história da perceptora Mary Poppins, é o primeiro espetáculo em cena, no domingo, no Centro de Artes de Sines (CAS).
Trata-se de “uma das produções teatrais do ano em Portugal”, com texto e encenação de Ricardo Neves-Neves, realçou a autarquia alentejana.
Os alunos, dos três aos cinco anos, das escolas e infantários locais são visitados, nos dias 12 e 13, pela peça “Pirilampos e Estrelas”, numa produção do Maria Matos Teatro Municipal (Lisboa), criada e interpretada por Ana Lúcia Palminha, a partir de texto de António Torrado,

“O Guardião do Rio” fecha evento a 28 de Junho 
A nova criação de rua do Teatro do Mar (Sines), intitulada “InTransit”, é apresentada no dia 14, em frente ao Palácio da Quinta de Santa Isabel, enquanto, no dia seguinte, a companhia Kulunka Teatro (País Basco, Espanha) leva o seu teatro de máscaras ao CAS, com a peça “André y Dorine”.
“Fabula Buffa”, pelo Teatro Picaro (Itália), é a proposta para dia 20, no Largo Marquês de Pombal, em Porto Covo, podendo o público assistir a uma comédia trágico-grotesca sobre o poder do riso, inspirada na tradição popular italiana.
Dois dias depois, o teatro chega da Colômbia, pela companhia Casa del Silencio, que vai ter em cena o espetáculo “Kokoro”, no CAS.
O último espetáculo do evento tem lugar no dia 28, cabendo à Companhia Palmilha Dentada (Porto) apresentar a peça “O Guardião do Rio”, igualmente no CAS.
Fora da programação da 15.ª Mostra Internacional de Teatro de Santo André, mas integrada no evento “Em Junho Há Teatro em Sines”, o Teatro do Mar apresenta, no dia 21, no CAS, “Coisas Inventadas”, o exercício final das Oficinas de Artes Cénicas da companhia, envolvendo cerca de 80 jovens atores do concelho, entre os três e os 16 anos.
Consulte AQUI o programa completo do “Em Junho Há Teatro em Sines”. 


Comentários