Setúbal homenageou pescadores desaparecidos

Cidade prestou uma sentida homenagem aos homens do mar

A memória dos pescadores desaparecidos foi evocada, este fim de semana, em Setúbal, numa cerimónia de homenagem que incluiu a deposição de uma coroa de flores e um cântico dedicado às gentes do mar.


Homenagem a pescadores desaparecidos promovida pela Câmara 

No Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, perto de quatro dezenas de pessoas marcaram presença no sábado junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido para prestar uma sentida homenagem aos homens do mar.
Após a deposição de uma coroa de flores, a vereadora das Atividades Económicas da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, enalteceu a relevância do encontro para perpetuar a memória dos pescadores setubalenses.
A forte ligação desta atividade com a história e a identidade da região de Setúbal foi igualmente salientada nas palavras de homenagem aos marítimos. A autarca realçou ainda "que, apesar de dura, esta é uma profissão fundamental para o setor económico".
O momento incluiu ainda o cântico “Homem do Mar”. O hino do Apostolado do Mar, entoado por um grupo de seis mulheres, apenas interrompido pela oração “Avé Maria”, foi um dos momentos marcantes.
A evocação, conduzida pelo padre Lobato, da Diocese de Setúbal, contou com a presença de representantes da Associação da Família do Mar de S. Sebastião, entidade que organizou esta iniciativa em conjunto com a Autarquia de Setúbal.
No âmbito das comemorações locais do Dia Nacional do Pescador, celebrou-se ainda, no domingo de manhã, na Igreja de S. Sebastião, uma missa de homenagem aos pescadores.



Comentários