Sesimbra expôe lixo marinho para sensibilizar população

Cinco mil litros de lixo em exposição para alertar ameaça ao mar

A marginal de Sesimbra apresenta uma exposição de grande formato sobre Lixo Marinho para "alertar para a poluição dos oceanos e sensibilizar a população para a necessidade de preservar o meio marinho", diz o gabinete de imprensa da autarquia de Sesimbra. 


Câmara de Sesimbra expõe lixo marinho recolhido em Troia e Melides

A mostra é composta por vários painéis que abordam os perigos resultantes do lixo marinho, não apenas para a flora e fauna marinha, mas também para as comunidades mais dependentes do mar.
Para além da identificação dos materiais mais comuns e dos seus impactos no ambiente, esta iniciativa pretende também envolver os cidadãos na procura de soluções com vista à redução do lixo nos mares e na costa.
O lixo em exposição contabiliza cinco mil litros de resíduos recolhidos recentemente entre Tróia e Melides, pela Brigada do Mar.
De realçar que o plástico representa 80 por cento do lixo marinho, e o que o lixo que se encontra na costa e nas praias perfaz apenas quinze por cento de todo o lixo marinho existente nas praias, zonas costeiras, superfície, coluna de água e fundo dos oceanos.
Esta exposição é organizada pelo Projeto Marlisco, presente em 14 países costeiros europeus, e que em Portugal é dinamizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.


Comentários