Ruas de São João animam centro de Alcácer do Sal

Alegria e diversão andam à solta nas ruas de Alcácer do Sal 

A Câmara de Alcácer do Sal está a promover durante este mês, em conjunto com comerciantes e moradores da cidade e a União de Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, o projeto o “Ruas de São João”, que tem por objetivo revitalizar tradições e transmitir conhecimentos às gerações mais novas, com as ruas da cidade a serem enfeitadas com manjericos de papel, bandeirinhas e chorões.

Centro de Alcácer do Sal está enfeitado para as noite dos Santos 

Para além dos tradicionais versos populares afixados nas montras das lojas e nas paredes de vários edifícios, também o espírito patriótico está presente com vários balões em forma de bolas de futebol e bandeiras da seleção nacional.
Custódio Reis, dono de um pronto-a-vestir, nota que as pessoas ganham um novo ânimo. “Com a chegada dos Santos Populares e destes enfeites, vê-se mais pessoas na rua e anda tudo com um sorriso e mais bem-disposto”, afirma o vendedor, acrescentando que “este tipo de iniciativas são sempre dignas de se louvar, sejam elas promovidas pela Câmara Municipal ou pela população”.
É no centro histórico de Alcácer do Sal que se concentram a maioria das decorações, sendo possível ver estes enfeites desde a Rua de São Pedro até ao Largo Luís de Camões, atravessando toda a “rua direita”, onde se encontram vários espaços comerciais e de restauração.
Rivaldina Marques, proprietária de uma pequena mercearia, esclarece que “os tempos de crise que vivemos não deixam que esta seja uma época ainda mais festiva, como já foi antigamente”. Recorda que, nos dias que antecediam aos Santos Populares, “os homens e as mulheres trabalhavam em equipa: elas ficavam responsáveis pela criação dos materiais, eles tratavam de colocar os enfeites nas ruas”. Destaca ainda que chegava a haver alguma rivalidade entre os vários bairros de Alcácer do Sal. “O nosso objetivo era ter as ruas enfeitadas e bonitas, mas se a nossa pudesse ser a mais bonita, melhor ainda”, acrescenta a comerciante.
Ofélia Coelho, residente em Alcácer, guarda vários festões e chorões que fez há muito tempo com materiais reciclados para, nesta época, também poder dar o seu contributo e tornar a sua rua “mais colorida e bonita”. Na sua perspetiva, “este tipo de tradições está a perder-se, pois os mais novos não dão tanta importância como davam as gerações mais velhas”, concluiu a residente em Alcácer do Sal.

Agência de Notícias

Comentários