Quinta do Conde ganha Hortas Solidárias e Centro Agrícola

Sesimbra inaugura  Hortas Solidárias e Centro Agrícola e Ambiental na várzea da Ribeira de Coina

As Hortas Solidárias estão a dar uma nova vida à várzea da Ribeira de Coina, na Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra. No local, foi construído um Centro Agrícola e Ambiental e estão a ser desenvolvidos diversos programas e projetos ambientais, destinados ao público em geral, diz o município de Sesimbra em comunicado. A inauguração acontece este sábado, 7 de Junho, de manhã.  


Câmara de Sesimbra disponibiliza 61 parcelas para Hortas Solidárias 

Nos últimos meses, a Várzea da Quinta do Conde, junto à Ribeira de Coina, ganhou uma nova vida com o projeto Hortas Solidárias, desenvolvido pela Câmara de Sesimbra, com o apoio do programa EDP Solidária 2013. O terreno foi dividido em 61 parcelas, 55 para famílias e seis para organizações não-governamentais. "Apoiar os cidadãos interessados em praticar a horticultura como atividade de complemento económico e de subsistência, difundindo assim o uso de práticas agrícolas amigas do ambiente e hábitos alimentares saudáveis são os principais objetivos da iniciativa", diz a autarquia de Sesimbra.
Com uma área aproximada de 200 metros quadrados, o Centro Agrícola e Ambiental da Várzea é um equipamento polivalente que será o principal apoio do futuro Parque Ecológico da Várzea. O projeto quer "promover o contacto dos hortelões com as técnicas de produção biológica, fornecer ferramentas ao público para a aquisição de conhecimentos sobre a biodiversidade local e organizar e desenvolver atividades que permitam o encontro entre os hortelões, consumidores e técnicos especialistas são alguns dos objetivos do edifício, que vai acolher ainda diferentes valências, projetos e serviços, como um espaço de formação, banco de sementes, centro de documentação e programa de educação ambiental", diz fonte do município de Sesimbra.

Câmara prevê construção de estufa e parque de merendas 
Projeto prevê sensibilizar as pessoas para a agricultura biológica 
Depois do sucesso da implementação das Hortas Solidárias da Quinta do Conde, a Câmara Municipal submeteu uma nova candidatura ao programa EDP Solidária 2014, para continuar e rentabilizar o investimento já efetuado.
A segunda fase do projeto prevê, não só a criação de mais 35 talhões a fim de dar resposta ao grande número de famílias que procuram este tipo de resposta social, mas também uma estufa para germinação e um parque de merendas para convívio.
Ao todo, as Hortas Solidárias irão ocupar perto de 11 mil metros de terreno, sendo o projeto âncora do Parque Ecológico da Várzea, localizado junto ao Parque da Vila e à EN10. Os resultados da candidatura deverão ser conhecidos no início do Verão.


Comentários