Privados interessados no terminal no Barreiro

Barreiro anuncia interesse de privados em novo terminal de contentores


A Baía do Tejo, a Galp e a Câmara do Barreiro assinaram nesta terça-feira um protocolo que vai permitir a construção de duas novas rotundas na estrada que é o principal acesso ao parque empresarial Baía do Tejo. O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, anunciou o interesse de uma empresa privada na construção de um novo terminal de contentores no concelho, referindo que o aumento da atividade portuária é essencial.

Interesses privados querem terminal de contentores no Barreiro 
"O aumento da atividade portuária no concelho pode ser uma âncora essencial para o seu desenvolvimento, que terá que passar pelo território da Baía do Tejo", afirmou o autarca, durante a assinatura de um protocolo para a construção de duas novas rotundas no concelho.
Carlos Humberto disse que o novo terminal é um passo essencial para ajudar ao desenvolvimento económico também da região e do país. "Uma empresa privada, que não posso revelar o nome, está interessada no novo terminal e já visitou mesmo o local, na nossa companhia, revelando que vai concorrer caso o projeto avance", salientou o chefe do executivo municipal.
O autarca reafirmou que os estudos que estão a ser feitos para o incremento da atividade portuária apontam apenas para uma localização no Barreiro, mas aguarda por uma decisão do Governo.
"Existem questões que são ainda necessárias de ser analisadas, em relação aos acessos rodoviários e ferroviários ao futuro terminal, aos impactos no desenvolvimento económico, à sua inserção urbana e de questões técnicas do terminal", lembrou Carlos Humberto.

Baía do Tejo quer terminal de contentores no BarreiroJá Jacinto Pereira, presidente da Baía do Tejo, empresa do universo Parpública que tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja, defendeu que o novo terminal pode motivar uma maior valorização do território.
"A localização do terminal de contentores no Barreiro seria muito importante. Iria trazer uma maior valorização do território e aumentava muito a procura, a nível nacional e internacional", defendeu o responsável pela Baía do Tejo
A construção de um "novo terminal de contentores deep sea" no rio Tejo é uma das prioridades do relatório do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentando, nomeado pelo Governo.
O documento, conhecido em Janeiro, define um total de 30 projetos prioritários para os próximos seis anos, num investimento global de 5.103,8 milhões de euros - 18 estão ligados ao setor marítimo, oito ao ferroviário, dois ao rodoviário e outros dois ao aeroportuário.

Barreiro ganha duas novas rotundas 
Assinatura do protocolo aconteceu na tarde de terça-feira
A avenida das Nacionalizações, [avenida central do Lavradio] vai ser alvo de uma intervenção de requalificação urbana, com a construção de duas novas rotundas, que para o presidente da Baía do Tejo, Jacinto Pereira, vai ajudar a população e a empresa.
"Com a construção destas novas rotundas pretende-se melhorar a circulação para toda a população em geral, mas também para os clientes do nosso parque empresarial. Temos ainda outros projectos de requalificação para fazer", afirmou Jacinto Pereira.
Jorge Carvalho, responsável do Negócio de Retalho da Galp, sublinhou que o protocolo reforça a presença da empresa no concelho e melhora as acessibilidades no local.
"Temos satisfação em reforçar e consolidar a nossa presença no Barreiro, mantendo a nossa oferta de produtos, mas também contribuir para o desenvolvimento do município e para a melhoria das suas acessibilidades", salientou Jorge Carvalho.
Já o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, lembrou que este protocolo estava pré-acordado há cerca de dois anos e manifestou o desejo de ver as obras arrancarem no terreno.
"Agora que já assinámos o protocolo queremos que comecem as obras, que vão durar cerca de nove meses. Esta negociação não foi fácil, mas chegou a bom termo e agora estou certo de que a vamos concretizar em breve", defendeu o presidente da Câmara.
De acordo com Carlos Humberto, com o arranque da intervenção, levantam-se questões relacionadas com o trânsito. Atualmente, reconheceu, já há períodos de tráfego muito intenso, particularmente na direção dos portos ali existentes. “Estão-se a estudar soluções alternativas para o período de obra”, adiantou.
Com esta intervenção, será ampliado o acesso ao Parque Empresarial, junto à gasolineira. Carlos Humberto e Jacinto Pereira estão de acordo que a Avenida das Nacionalizações é uma das vias centrais, estruturante, de acesso ao Parque.A Baía do Tejo, empresa do universo Parpública, tem a seu cargo a gestão dos Parques Empresariais Baía do Tejo, localizados no Barreiro, Seixal e Estarreja, e tem como missão promover e desenvolver a estratégia Arco Ribeirinho Sul, que envolve a recuperação de antigas áreas industriais no Barreiro, Seixal e Almada.

Comentários