Praias da Costa de Caparica prontas em Setembro

Obra de reposição de areias nas praias da Caparica arrancam no final de Junho 

O ministro do Ambiente afirmou ontem que as operações de alimentação artificial das praias da Costa de Caparica, em Almada, afetadas pelo mau tempo, deverão começar no final de Junho, num investimento de cinco milhões de euros. As praias serão interditas ao publico durante a reposição de areias. 


Muitas praias da Costa de Caparica continuam sem areia 

“Estamos neste momento em condições de prever que no final de Junho a alimentação artificial se inicie e possa estar concluída em dois meses”, referiu Jorge Moreira da Silva.
O governante sublinhou que uma parte das intervenções naquelas praias já está concluída, como o paredão, a pavimentação e a recuperação dos acessos à praia.
“Falta a alimentação artificial, que custa cinco milhões de euros. Não se gasta cinco milhões de euros de ânimo leve, são cinco milhões de euros dos nossos impostos, do erário público”, realçou Jorge Moreira da Silva.
O ministro lembrou que inicialmente a intervenção de injeção de um milhão de metros cúbicos de areia naquelas praias tinha um orçamento superior em 20 por cento, mas o Governo “conseguiu reduzi-lo” para cinco milhões de euros.
No entanto, a 20 de Maio, o secretário de Estado do Ambiente revelou também que o contrato para a recarga de areias em seis praias da Caparica, desde a praia da Saúde à praia de São João, foi adjudicado por cinco milhões de euros, neste caso com financiamento comunitário de 100 por cento.Moreira da Silva, que falava em S. Bartolomeu do Mar, Esposende, onde assistiu ao arranque da demolição de 27 construções situadas junto à praia, disse ainda que outras praias, como Moledo e Ovar, também já têm no terreno operações para acudir aos estragos provocados pelas marés vivas do último inverno.
“Conseguimos, de forma muito competente esmagar prazos”, enfatizou, ressalvando que “é impossível que todas obras estejam concluídas a tempo do verão” e que, por isso, está a ser dada prioridade “às mais urgentes”, de forma a “proteger” os frequentadores das praias.
As obras de reforço do paredão da Costa de Caparica já começaram em Maio e, de acordo com o Governo, "a recarga de areias em seis praias da Costa de Caparica vai decorrer durante a época balnear, mas só vai obrigar à interdição de cada uma das praias intervencionadas durante uma semana”, disse Paulo Lemos, secretário de Estado do Ambiente.
Paulo Lemos justificou o facto de a recarga de areias decorrer durante a época balnear lembrando que "foi necessário um reforço do orçamento da Agência Portuguesa do Ambiente e uma nova candidatura as fundos comunitários".

Câmara de Almada queria obra mais cedo 
Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, lamenta o prazo em que a obra começou. "Não podemos estar satisfeitos porque pretendíamos iniciar a época balnear com as praias em pleno funcionamento". Ainda assim, diz Joaquim Judas, face às circunstâncias do início da empreitada "é importante que as obras andem rapidamente". O presidente da Câmara de Almada espera que os "danos sejam os mínimos possíveis para a atividade económica e para usufruto dos visitantes das praias da Costa de Caparica".
O secretário de Estado reiterou, no entanto, que não se trata de uma situação inédita na Caparica e sublinhou o facto de se tratar de uma "intervenção praia a praia", para minimizar os prejuízos para os veraneantes e apoios de praia.


Comentários