Montijo debate inovação e empreendedorismo dia 19

Conferências do Montijo preparam futuro do Empreendedorismo a Sul do Tejo

A primeira sessão das “Conferências do Montijo” (no dia 19 de Junho) realiza-se sob o lema: “A Inovação e Empreendedorismo a Sul do Tejo”, no auditório da Escola Profissional do Montijo, a partir das 9h30, que contará com um painel de investigadores científicos muito qualificados em diversas áreas da inovação empresarial.

Conferência do Montijo realiza-se a 19 de Junho  

As Conferências do Montijo constituem um modelo alternativo aos modelos atuais de Conferências, procurando associar o debate de ideias à sua efetiva operacionalização, no formato de Mesa Redonda com os principais empreendedores, a realizar na segunda parte da conferência (período da tarde).
As “Conferências do Montijo”, que se realizarão bianualmente, terão como objectivo final a promoção e partilha de informação e conhecimento como suporte à inovação e competitividade do tecido empresarial local.
O público-alvo das Conferências do Montijo” são em geral as empresas locais, mas particularmente aquelas ligadas à agro-indústria, à floricultura, à indústria de carnes, os professores e alunos das escolas secundárias e profissionais ligados às áreas afins, os autarcas, os políticos, as universidades, os Institutos Politécnicos e as Escolas Profissionais.
A Conferência realizar-se-á em duas partes. A primeira decorre na forma de sessão plenária, durante a manhã. A segunda decorrerá (na parte da tarde) em Mesa Redonda e com participantes das empresas ligadas ao tecido empresarial local.
"Os desafios da competitividade alargam-se, cada vez mais, à escala planetária e colocam às empresas a necessidade de inovar numa perspetiva global", diz a organização do evento em comunicado.

Associar a capacidade empreendedora à capacidade de inovação
Nos tempos de hoje, "a qualidade do desenvolvimento económico depende, essencialmente, do engenho e arte para associar a capacidade empreendedora à capacidade de inovação, geradora de oportunidades de mercado, de investimento, de crescimento e bem-estar", diz o comunicado.
A preparação para o próximo período de programação financeira 2014-2020, exige dos Estados-Membros "um exercício de planeamento estratégico e programático a múltiplos níveis, de modo a formular uma Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, condição prévia para a utilização dos Fundos Estruturais".
É neste contexto que a Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo "sentiu a necessidade de conceber um fórum de discussão destinado a estimular a transferência do conhecimento e da tecnologia entre o mundo da investigação e o tecido empresarial local".
As “Conferências do Montijo” surgem, assim, da necessidade de "partilhar informação e conhecimento, fundamentais para melhorar a capacidade inovadora empresarial e o nível de incorporação de novas tecnologias com vista a gerar valor acrescentado", conclui Associação para Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo.

Comentários