Governo manda fechar escola em Grândola

Autarquia repudia decisão do Governo de fechar escola de 1.º ciclo

A Câmara de Grândola repudiou a decisão do Governo de encerrar a escola do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB1) de Cadoços, atribuindo a medida apenas a critérios políticos, não a fatores pedagógicos ou financeiros. Segundo o município, gerido pela CDU, é “incompreensível” esta decisão, “uma vez que não se baseia em critérios de ordem pedagógica, financeira ou de outra natureza relevante, constituindo tão só uma decisão política”.


Câmara de Grândola não quer escola de Cadoços fechada 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou, no sábado, que vai fechar 311 escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico no país e integrá-las em centros escolares ou outros estabelecimentos de ensino, no âmbito do processo de reorganização da rede escolar.
No caso do concelho de Grândola, a ‘lista’ posteriormente divulgada pelo Governo inclui o fecho de uma escola, a EB1 de Cadoços, acerca da qual a câmara municipal disse ter sido ontem oficialmente informada pelo MEC.
“O encerramento desta escola acontece contra a vontade do município e de toda a comunidade educativa”, criticou a autarquia, acrescentando que, “oportunamente”, enviou ao MEC “uma proposta alternativa de reordenamento da rede escolar no concelho", explica o executivo em comunicado.
Esta proposta, continuou a câmara, previa que se mantivessem “em funcionamento todas as escolas do concelho” e, ao mesmo tempo, “não sobrecarregava financeiramente o MEC”.
O anunciado encerramento da EB1 de Cadoços é, pois, para a autarquia alentejana, uma “má decisão” que “afronta as populações do interior, incluindo as crianças”.
E, além disso, diz a autarquia de Grândola, “acentua processos de desertificação, desestruturação e abandono de uma zona já de si bastante deprimida do interior do concelho”, sublinhou o comunicado da câmara, que disse repudiar “com total veemência” a decisão e o comportamento do MEC.
Segundo a lista divulgada pelo Ministério da Educação, estão previstas encerrar duas em concelhos do litoral alentejano que pertencem ao distrito de Setúbal (Grândola e Santiago do Cacém).

Agência de Notícias


Comentários