Figuras de Setúbal condecoradas no 10 de Junho

Presidente da República condecorou autarcas, banqueiros e empresários do distrito  

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, o presidente da Autoeuropa, António de Melo Pires e o presidente da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul, Jorge Nunes, foram condecorados pelo Presidente da República, na sessão solene comemorativa do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que teve lugar na cidade da Guarda. 

Maria das Dores Meira foi condecorada pelo Presidente

Maria da Dores Meira foi agraciada como comendador da Ordem do Mérito Civil e encontra, como “factores principais” para a escolha pelo Presidente da República, o trabalho à frente do município e a organização do 10 de Junho de 2007. A autarca explica que Cavaco Silva lhe disse que “era impensável, há vinte anos, que Setúbal viesse a ter o desenvolvimento e qualidade de vida que tem hoje”, pelo que “foi o reconhecimento desse trabalho” e o facto de o 10 de Junho em Setúbal ter sido“dos melhores que já se realizaram”, o que “sensibilizou muito o Presidente da República e despertou o seu reconhecimento e a sua gratidão”. A autarca de Setúbal recebeu o prémio na cidade da Guarda, de onde era a sua mãe. 
António de Melo Pires recebeu a Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Industrial, uma distinção que reconhece a importância do contributo do administrador português para a manutenção da actividade industrial e do emprego na fábrica de Palmela, num período de grande tormenta económica. O peso da Autoeuropa é muito relevante na economia nacional, tanto nas exportações como no emprego que representa, e tem servido de âncora, conferindo solidez, à região e à fileira industrial do sector automóvel.
Jorge Nunes foi nomeado oficial da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial, uma distinção ao homem que é actualmente o principal rosto de “uma instituição cooperativa que existe há 95 anos para servir as pessoas e apoiar o desenvolvimento da sua região”, como diz o próprio. As Ordens de Mérito Civil têm o objectivo de galardoar o mérito civil, manifestado no exercício de funções públicas ou privadas, em especial na área social, na educação e no meio empresarial. São, no seu conjunto, uma mescla entre ordens criadas já no período da república ou que resultam de reformulação de ordens criadas no final do século XIX.

Agência de Notícias

Comentários