Festas do Montijo encerram esta noite

Festas mostram  legado da mais genuína tradição aldeana e montijense

A Câmara do Montijo inaugurou o novo espaço do Museu do Pescador da Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA), no Montijo, a 26 de Junho, durante as Festas de São Pedro. O espaço museológico ocupa agora o edifício da antiga Escola Conde Ferreira, na avenida dos Pescadores em frente à sede da SCUPA. As Festas do Montijo encerram esta noite com Quim Barreiros e a Queima do Batel. 

Museu do Pescador tem novas instalações no Montijo 

O presidente da SCUPA, José Maria dos Santos, explicou que “o Museu nasceu a 24 de Junho de 1988, na direção presidida por Manuel Luís Pereira dos Santos, no sótão da SCUPA”.
E num dia especial, com o novo museu lotado e a festa a correr lá fora, o presidente da SCUPA agradeceu "a todos os que permitiram tornar este sonho realidade, para memória dos pescadores, da SCUPA e da cidade do Montijo”, disse José Maria dos Santos.
O Presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, mostrou-se orgulhoso pelo novo espaço, “um museu da história local, da arte da pesca constituído pelo espólio dos homens da faina e bens dos pescadores”.
Para o autarca, o novo museu do pescador “pelo seu programa e pelo modo como vai ser, a partir de agora utlizado, constitui um instrumento privilegiado de informação e de formação cultural, um caso que deve ser tomado como exemplo porque cuidar do património é cuidar do futuro, é respeitar e valorizar a memória coletiva”, sublinhou Nuno Canta.
A inauguração contou com um apontamento musical do grupo de cavaquinhos da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.
O antigo museu na sede da SCUPA "apresentava fragilidades, sobretudo ao nível das acessibilidades, espaço físico e mostra expositiva", disse fonte da Câmara. As novas instalações "permitem ultrapassar todas as barreiras que até aqui condicionavam este espaço museológico", garante Nuno Canta.
O novo museu acolhe cerca de 80 peças e está dividido em quatro núcleos dedicados à SCUPA, à faina, às atividades complementares e aos pescadores e a sua religiosidade.
Com o objetivo de ser uma entidade viva, ligada à comunidade, o museu do Pescador é um espaço onde a comunidade piscatória se revê, nascendo como um símbolo da sua identidade, da sua cultura e dos seus costumes.

Milhares de pessoas nas ruas do Montijo 
Festas de São Pedro chegam hoje ao fim, no Montijo 
Milhares de pessoas já passaram pelas ruas iluminadas das Festas Populares do Montijo, que terminam esta noite. A Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo deu início à cerimónia de abertura, a 25 de Junho, que contou a presença do executivo municipal, membros da Assembleia Municipal, entre demais entidades oficiais e convidados. 
José Manuel dos Santos, presidente da Comissão de Festas agradeceu o empenho que a autarquia e todos os envolvidos demonstraram na organização das festividades, referindo que a comissão reuniu esforços para cumprir a sua missão de “Unir Montijo em torno das Festas Populares de S. Pedro”.
O Presidente da Comissão de Festas expressou o desejo de que “todos juntos e de mãos dadas consigamos levar o nome de Montijo mais longe para que as Festas Populares S. Pedro ocupem o lugar que merecem”.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta sublinhou que “As Festas Populares de S. Pedro constituem o maior evento cultural da nossa cidade. Não há nada mais importante do que a cultura. É preciso que ela nos junte em diálogo uns com os outros, por uma terra de fraternidade e por uma terra de solidariedade”.
Para o autarca o programa das Festas Populares de S. Pedro para 2014 “cumpre o legado da mais genuína tradição aldeana e montijense”. É um programa, diz Nuno Canta, "que honra as tradições, os pescadores e São Pedro, mas também reflete o empenho, dedicação e saber que a Câmara Municipal, a Comissão de Festas, as tertúlias, as coletividades e associações colocaram na organização destas festas” disse o chefe do executivo.
Arraial Popular, música, noites de comes e bebes, largadas de touros, touradas, cortejo marialva, procissões, marchas populares, entre muitas outras iniciativas até 30 de Junho, vão encher a cidade de cor e muita animação em ambiente de convívio, alegria e tradição.
As Festas encerram esta noite com a última largada de toiros, às 19 horas, ranchos folclóricos às 21h30 no palco da Avenida dos Pescadores, baile com os Pão com Manteiga no Jardim da Casa Mora. Quim Bareiros, a partir das 22h30 no Palco da Praça da República e a queima do batel (fogo de artificio) na zona Ribeirinha da cidade, encerram mais uma edição das Festas de Montijo.  
Veja AQUI O VÍDEO da primeira parte da entrevista de Nuno Canta ao ADN/Popular FM durante as Festas de S. Pedro

Comentários