Feira de Sant’Iago arranca esta noite em Setúbal

“As cidades reinventam-se, as feiras transformam-se, mas não morrem”

A passagem dos 40 anos da Revolução dos Cravos inspira esta edição da Feira de Sant’Iago, nas Manteigadas, em Setúbal, certame com abertura oficial no dia 25, às 20h15. Com o tema “40 Anos do 25 de Abril”, a Feira realiza-se até 3 de Agosto, no Parque Sant’Iago e promete dez dias de emoção constante, com a participação de mais de uma centena de artistas, divertimentos para todos os públicos e idades, tasquinhas gastronómicas e outros pontos de interesse. Pedro Abrunhosa, Toy, Emanuel, Capitão Fausto, Gisela João, Azeitonas e João da Ilha são alguns dos nomes em destaque na maior festa da cidade de Setúbal.

Câmara de Setúbal já apresentou a feira de Sant'iago 


Mais de cem artistas e cerca de 200 expositores participam na Feira de Sant’Iago 2014, que decorre entre 25 de Julho e 3 de Agosto, em Setúbal, com o tema “40 Anos do 25 de Abril”. A principal festa da cidade de Setúbal, que nas últimas edições atraiu, anualmente, cerca de 400 mil visitantes, realiza-se pelo décimo ano consecutivo no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, e dura este ano 10 dias, ao contrário das habituais duas semanas.
A presidente da Câmara de Setúbal sublinhou, na apresentação da Feira à comunicação social que a decisão resulta “de questões de racionalidade económica”.
Maria das Dores Meira garante que o período mais curto do certame assegura “poupança [para a Autarquia] e também muito mais animação diária e vivacidade” para os visitantes.
Sérgio Mateus, técnico da Câmara Municipal responsável pela programação cultural da Feira de Sant’Iago, adiantou que, com esta medida, “há um corte no orçamento de 150 mil euros. Nos anos anteriores, os orçamentos rondavam os 400 mil euros”.
Por sua vez, verifica-se um aumento de feirantes e expositores presentes no evento. “Em 2013 houve um total de 180 feirantes e expositores na Feira de Sant’Iago. Neste momento, com as inscrições ainda a decorrer, esse número já vai em cerca de duzentos”, disse Sérgio Mateus.
O técnico municipal frisou ainda que foi preparado “um programa forte para os dez dias da Feira, pensado para um público diversificado”. Por isso, o cartaz, que contempla espetáculos em dois palcos, um para artistas portugueses e outro para demonstrações artísticas de outras culturas, prevê, nomeadamente, as participações de Nélson Freitas, no dia de abertura, a 25 de Julho, e de Pedro Abrunhosa, a fechar, a 3 de Agosto. Pelo meio passam ainda artistas consagrados: Toy, Emanuel, Capitão Fausto, Gisela João, Azeitonas e João da Ilha, entre outros.
“De sexta-feira a domingo os espetáculos são mais longos, com duas partes e início às 21h30. Nas noites dos dias 25 e 2, há animação com DJ, para um público mais jovem, e que dura até ao fecho das portas, portanto às duas da manhã”, acrescentou.

Outras atrações da Sant’Iago
O pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal exibe uma grande exposição que recupera os momentos que constituíram a Revolução dos Cravos, tanto no País como em Setúbal.
A abertura oficial do certame está programada para o dia 25, às 20h15, junto da entrada institucional. Começa com uma atuação da Tuna Sadina e da Real Trovantuna com o coro municipal Afina Setúbal, a que se segue uma intervenção da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.A Sant’Iago apresenta este ano uma Feira Quinhentista, “com animações diárias, em que nenhum dia será igual ao anterior”, adiantou Sérgio Mateus.
Além de recriações históricas e espaços gastronómicos ao estilo da época, nesta área são assinalados os 500 anos do foral manuelino através de uma exposição alusiva.
O recinto do certame acolhe, ainda, o Espaço Desporto, com atividades previstas para todos os dias e desenvolvidas em parceria com várias coletividades do concelho.
As juntas de freguesia do concelho, além das habituais representações institucionais, estão presentes pela primeira vez também através de tasquinhas gastronómicas, enquanto, no Espaço Ciência, o IPS apresenta experiências científicas, o Circo Matemático propõe aos visitantes desafios de matemática e a Fundação Champalimaud leva uma cápsula de simulação de movimento, na qual é projetada um filme em 3D sobre o corpo humano.
O certame recebe, igualmente, os espaços Artesanato, com sessões de trabalho ao vivo, Produtos Regionais, com degustação e prova para o público, e Atividades Económicas, com a presença de várias empresas.
Uma das novidades é o trabalho desenvolvido numa das faces de uma pequena colina localizada defronte ao Palco Setúbal, o principal do certame. “O declive foi trabalhado para acolher as pessoas em melhores condições de segurança e facilitar a visualização dos espetáculos”, adiantou Nuno Marques.

Há 10 anos nas Manteigadas 
Feira mudou-se para as Manteigadas há 10 anos 
Na edição de 2014 completam-se dez anos desde que a Feira de Sant’Iago foi deslocada do centro de Setúbal, onde funcionou na Avenida Luísa Todi, para o Parque Sant’Iago, nas Manteigadas.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal reconheceu que a medida conduziu o certame “a um percurso complexo”, mas que “depois de décadas de discussão sobre o tema, foi necessário tomar uma decisão”.
A autarca recordou que a decisão foi em parte condicionada pelo Plano Estratégico do Polis de Setúbal, apresentado no final de 2001, apontando, na altura, numa visão partilhada pelo Executivo municipal liderado pela CDU, “que era imperioso conferir novas capacidades urbanas à principal avenida da cidade, que não deveria ficar refém de um evento de grande importância, mas que tinha a limitada duração de duas semanas por ano”.
Maria das Dores Meira frisou que “as cidades reinventam-se, as feiras transformam-se, mas não morrem”, sendo que a Sant’Iago “é uma dessas festas”.
Acrescentou, ainda, que será muito difícil a Feira de Sant’Iago mudar de lugar no futuro, uma vez que é um certame para se realizar “num grande parque”.
Por esse motivo, adiantou, a Autarquia está a estudar medidas para melhorar o Parque Sant’Iago, tanto ao nível de infraestruturas, como de aproveitamento do espaço durante o período em que não decorre o certame.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários