Barreiro protesta contra reorganização hospitalar

"Pela defesa do Serviço Nacional de Saúde e contra o encerramento da Maternidade"

Centenas de utentes do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo concentraram-se, na semana passada, em frente às instalações do hospital do Barreiro para contestar a aplicação da Portaria de reorganização da rede pública hospitalar. "Esta concentração teve como objectivo genérico a 'Defesa do Serviço Nacional de Saúde' mas foi, em simultâneo, um grito de protesto contra o possível encerramento da Maternidade do Hospital do Barreiro", defende a Câmara do Barreiro.

Centenas de pessoas protestaram no hospital do Barreiro 

"Pela Defesa do Serviço Nacional de Saúde e Contra o Encerramento da Maternidade e demais Valências" foi o tema da concentração da passada sexta-feira junto à porta do Hospital do Barreiro.
Centenas de pessoas marcaram presença na concentração, junto à entrada principal do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, que teve como objectivo genérico a "Defesa do Serviço Nacional de Saúde" mas foi, em simultâneo, um grito de protesto contra o possível encerramento da Maternidade do Hospital do Barreiro.
A iniciativa contou com a presença de Carlos Humberto,  presidente da Câmara do Barreiro, de entre outros autarcas do Concelho que também estiveram no local.
O autarca disse que tem sentido, em cada uma das iniciativas em que tem participado que, “há, por parte das pessoas, uma revolta e uma manifesta disponibilidade para intervir e para combater em defesa do Serviço Nacional de Saúde e do Hospital do Barreiro”.
Afirmou ainda que neste, como em outros casos, é preciso que os órgãos autárquicos estejam com a população e vice-versa, “em defesa de coisas que são essenciais à saúde das pessoas, à sua qualidade de vida e ao desenvolvimento do Concelho e da Região”, concluiu o chefe do executivo municipal.
Ainda sobre um requerimento colectivo que andou a circular no Concelho – no sentido de obter a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Barreiro para debater o Serviço Nacional de Saúde e a recente Portaria de reestruturação da rede hospitalar – o presidente da Câmara disse que esta já se encontra agendada para sábado, dia 14 de Junho.
Foram signatários desta ação a União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN, as Comissões de Utentes de Baixa da Banheira, Alhos Vedros, Moita, Alto Seixalinho, Montijo, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul, MUSP (núcleo regional de Setúbal).

Agência de Notícias

Comentários