Alegro leva arte às ruas de Setúbal

Peixeiros, talhantes, estudantes e outros setubalenses dão rosto a obras de arte 

O Mercado do Livramento foi o ponto de referência para Filipe Ferreira fotografar trinta rostos de setubalenses, reunidos num painel de grandes dimensões que pode ser visto na Praia da Saúde, em Setúbal. Mas a arte na cidade não se fica por aqui: cinco outdoors com desenhos de ilustradores nacionais e estrangeiros podem ser vistos, em vários locais da cidade, constituindo uma galeria de arte ao ar livre, uma ação do Centro Comercial Alegro Setúbal.



Mural retrata rostos setubalenses fotografados por Filipe Ferreira

O resultado desta ação, no âmbito da iniciativa “Arte em Toda a Parte”, do Alegro, foi inaugurado no dia 20 pela presidente da Câmara e pelo diretor-geral da Immochan, com a presença do fotógrafo Filipe Ferreira e de algumas das pessoas fotografadas.
Filipe Ferreira assegura que este trabalho a partir da ideia de fotografar sorrisos, do projeto “Somos Todos Alegro”, feito em conjunto com Bruno Pereira, foi “o mais simples possível”.
Peixeiros, talhantes, estudantes e outros setubalenses, homens, mulheres e crianças sorriem para a câmara, com o fotógrafo a salientar a importância da abordagem deste tipo de intervenções. “Ter uma lente na cara é muito agressivo”.
De forma aleatória, Filipe Ferreira conseguiu trinta rostos sorridentes, acabando por abranger várias faixas etárias e de diversas ocupações, como o talhante Libânio Caferra, que, embora ausente na inauguração do painel, esteve representado pela família.
De luvas e avental, Fortunata aponta para a sua fotografia, no topo do painel, e pergunta: “Então não se vê que sou eu ali?”
A peixeira, lembrou o dia em que Filipe Ferreira a abordou, atrás da banca, para ser fotografada. Empurrando para a sobrinha, lá foi convencida de que era o seu sorriso e não outro que interessava.
Na inauguração, ao lado da peixeira, a admirar os respetivos rostos, estavam ainda Zé Miguel, que se distingue pelo bigode, e Francelina Horta, que “está sempre a rir”.

Maria das Dores Meira, que foi reconhecendo algumas caras, salientou que o painel está bem localizado, perto do Parque Urbano de Albarquel, onde decorrem diversas atividades, como, agora, o Setúbal Bay, no dia 28, prova com 23 países representados.
Esta ação dá continuidade a um conjunto de trabalhos, elaborados por artistas portugueses consagrados, no âmbito da construção do Centro Comercial Alegro Setúbal, equipamento que “está a ficar muito bonito”, congratulou-se a autarca.
A presidente da autarquia lembrou que, em breve, além da criação de postos de trabalho, os setubalenses não têm de se deslocar às grandes superfícies comerciais nas imediações, como Almada e Montijo.
O diretor-geral da Immochan, Mário Costa, ofereceu uma reprodução de cada retrato como forma de agradecimento à participação dos setubalenses fotografados nesta ação do “Arte em Toda a Parte”, iniciativa que visa consolidar a Arte e a Cultura como um eixo estratégico no posicionamento da marca Alegro.

Galeria de arte ao ar livre
Outdoors de arte de vários artistas estão espalhados pela cidade 
Cinco outdoors com desenhos de ilustradores nacionais e estrangeiros podem ser vistos, em vários locais da cidade, constituindo uma galeria de arte ao ar livre, uma ação do Centro Comercial Alegro Setúbal.
A “Outdoor Gallery”, patente até 14 de Julho, é a sétima intervenção artística da iniciativa “Arte em Todo o Lado”, um projeto da responsabilidade da Immochan, com o apoio da Câmara Municipal.
Os cinco artistas – Tina Siuda, Filippo Fiumani, Lapo, Kidgalindro e Zé Nova – inspiraram-se nos temas da fauna e flora e das gentes de Setúbal para ilustrar os outdoors, com dimensões de 8 por 3 metros, espalhados pela cidade.
Zé Nova pegou em duas características sadinas, o peixe e a pronúncia dos erres, para, num outdoor na Estrada da Baixa de Palmela, junto da Urbisado, transmitir uma imagem popular de Setúbal.
O italiano Filippo Fiumani inspirou-se numa figura bem conhecida dos setubalenses para ilustrar um outdoor da Avenida de Portela. Trata-se de “Finuras”, o “ator principal da tela”, à qual o artista acrescentou elementos como a laranja de Setúbal, o Convento de Jesus e a estátua de Bocage.
Montanhas que guardam “pequenos segredos, pensamentos coloridos e nunca fazem um único som”. Esta é a conceção da imagem concebida pela brasileira Tina Siuda, patente num outdoor instalado na Estrada da Graça.
O ilustrador português Kidgalindro localiza em Setúbal a Taprobana, atual Sri Lanka, evocada por Camões. É com a agitação do mar e dos monstros marinhos que ilustra um outdoor da Avenida Bento de Jesus Caraça.
Bem mais calma é a visão de Lapo, igualmente português, cujo resultado pode ser visto na Estrada dos Ciprestes. O artista foi buscar as “aventuras das férias de verão, sinal de vida, lazer, música, sol e praia, beleza, amores inesperados e memórias inesquecíveis” para apresentar um desenho pueril.

Agência de Notícias

Comentários