Zeca Afonso esculpido em escola do Seixal

Vhils esculpiu rosto de Zeca Afonso na escola onde estudou

O artista português Alexandre Farto, que assina Vhils, voltou na semana passada à escola secundária onde estudou, no Seixal, para criar numa das paredes, com a ajuda de alunos daquele estabelecimento, um retrato do cantor Zeca Afonso O convite para fazer uma intervenção no edifício partiu da escola, da professora Maria Dâmaso, que deu aulas a Alexandre Farto quando este frequentava a Secundária José Afonso, na área de Artes, mas a ideia de fazer o trabalho em conjunto com alunos partiu do artista, recordou o próprio em declarações à Lusa.


Criador esculpiu Zeca Afonso nas paredes da escola 

O rosto de José Afonso, autor de Grândola, Vila Morena, uma das senhas da Revolução dos Cravos, foi escolhido pela escola, "não só porque se trata do patrono" daquele estabelecimento de ensino, "mas também porque se integra no espírito das comemorações [dos 40 anos] do 25 de Abril [de 1974] ", de acordo com os responsáveis pela iniciativa.
Alexandre Farto deixou a José Afonso há nove anos, quando a escola começou a ser remodelada". Este regresso, aos 27 anos, foi encarado pelo artista como "um contributo" para uma escola que lhe "deu bastante, não só em termos de escola de ensino, mas também de um background que é muito particular" naquele estabelecimento de ensino. "Era uma escola bastante aberta. Tinha pessoas de mundos diferentes, de sítios completamente diferentes, era muito multicultural", relembrou.
Alexandre  recordou que nem sempre foi "o aluno mais fácil" e nem sempre teve "as melhores médias"; no entanto, a secundária José Afonso deu-lhe "uma noção do que é crescer e viver num subúrbio de Lisboa". "Sem dúvida que isso se reflecte no trabalho e na consciência que eu ganhei no trabalho que faço hoje", afirmou.
Alexandre Farto começou por pintar paredes com 13 anos, mas foi a escavá-las com retratos que captou a atenção do mundo. A técnica consiste em criar imagens em paredes ou murais através da remoção de camadas de materiais de construção, criando uma imagem em negativo.

"Um olhar para o futuro" em exposição em Lisboa 
Trabalho de Vhils é conhecido em todo o mundo 
Em Julho, o artista Vhils inaugura no Museu da Electricidade, em Lisboa, Dissecação, “um olhar para o futuro”, com várias obras novas, contou o criador à Lusa.
“Sem dúvida que vai ter a maior escala que já fiz e a ideia não é ser uma reflexão sobre o trabalho que foi feito até agora. É mais do que isso, é um olhar para o futuro e uma evolução do trabalho”, afirmou Alexandre Farto.
Em Dissecação/Dissection, Vhils vai “mostrar uma série de novos trabalhos”, que tem estado a desenvolver “há quase um ano”. “Vai estar de tudo um pouco o que eu tenho explorado neste último ano, inclusive algumas esculturas que vão ter uma escala maior. Mas queria deixar a 'coisa' meio no ar, porque o trabalho ainda está a ser feito e não está tudo fechado”, disse.
Esta será a primeira exposição individual que Alexandre Farto, de 27 anos, terá patente num museu português. Os últimos anos têm sido para este artista “uma roda-viva de viagens constantes”, com participações em festivais, exposições e trabalhos pela Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceânia.
Nos próximos tempos, Vhils estará “concentrado inteiramente nesta exposição”. Antes irá intergrar uma exposição colectiva em Paris, na França.

Agência de Notícias

Comentários