Setúbal apresentou novos projetos urbanos

Estratégia urbana com novos projetos

Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira apresentaram esta quarta-feira, à noite, em Setúbal, uma proposta da criação de uma ampla zona de estadia e recreio projetada para iniciativas diversas, numa ponte entre a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

Câmara de Setúbal mostrou os novos projetos urbanos para a cidade

A proposta, projetada pela Sami Arquitetos, com linhas simples e cosmopolitas, pretende aproveitar o máximo de visualização do cenário paisagístico envolvente através de grandes janelas de vidro, que não quebra a ligação entre os utilizadores e o corredor ribeirinho.
Um centro de apoio para atividades náuticas que engloba ações de formação, uma componente de mergulho que aproveita as potencialidades subaquáticas da orla marítima setubalense, um espaço para exposições polivalente e um centro interpretativo e didático integram, igualmente, o futuro equipamento.
Zonas de restauração, com um restaurante no primeiro andar e um café no piso térreo, um espaço comercial, balneários e áreas técnicas e administrativas fazem também parte do Terminal 7, projeto que contempla a reabilitação do pontão ali existente, no qual será criada uma área de passeio e de estadia.
Na frente ribeirinha, além do Terminal 7, da nova Biblioteca Pública Municipal de Setúbal e de outras intervenções já concretizadas, nomeadamente o Parque Urbano de Albarquel e a Praia da Saúde, está em agenda a criação de uma plataforma intermodal e de uma marina.
“Temos de olhar para o território como um suporte determinante para o sucesso de uma estratégia urbanística integrada”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, no lançamento da conferência, integrada nas comemorações dos 154 anos de elevação de Setúbal a cidade.

"Reforço e reabilitação do centro histórico"
As políticas e os planos de gestão territorial definidos para Setúbal, com o intuito de otimizar e retificar aspetos da evolução urbanística, devem centrar-se na “desfragmentação da cidade, numa melhor articulação entre os vários equipamentos e no preenchimento de vazios urbanos”, frisou Fernando Travassos, arquiteto do Urbanismo da Câmara de Setúbal.
As novas estratégias passam pelo “reforço e reabilitação do centro histórico, pelo preenchimento de espaços vazios através da reurbanização e de uma articulação urbana funcional”, salientou Fernando Travassos, ao acrescentar que é imperativo “não crescer acima dos limites fragmentados da cidade”.
O Parque de Ciência e Tecnologia e a Cidade Desportiva, indicados no Plano de Pormenor do Vale da Rosa, bem como a criação de centros de micrologística e de indústria ligeira, inscritos no Estudo Urbanístico do Monte Belo Norte e de Poçoilos foram propostas de ocupação evidenciadas.

3,2 milhões para nova biblioteca 
Nova biblioteca irá nascer no Largo José Afonso  
A obra do Alegro Setúbal e a criação do Parque Urbano da Várzea, ambos no âmbito do Plano de Urbanização da Entrada Norte de Setúbal, são outros investimentos catalisadores destacados na conferência, a par da revitalização do centro histórico, através das ARU – Área de Reabilitação Urbana de Setúbal e Azeitão.
Estruturante na relação urbana do centro histórico com a frente ribeirinha, o projeto de conceção da futura biblioteca foi selecionado entre mais de uma centena de propostas apresentadas no âmbito de um concurso público aberto pela Câmara de Setúbal.
O projeto, que materializa um investimento máximo de 3,2 milhões de euros, visa a construção de um edifício parcialmente suspenso, com três pisos, cuja abertura da fachada, com vidros amplos no alçado norte, dilui as fronteiras do interior do edifício para o exterior do Largo José Afonso.
O equipamento inclui uma cafetaria, uma sala multiusos e zona de receção no andar térreo, salas de leitura das secções de adultos e infantil e áreas de arquivo no primeiro piso e salas de leitura e espaços administrativos no último andar. Já no exterior é construído uma área de estacionamento, com características polivalentes.

Comentários