PSD Setúbal quer novos modelos para Arco Ribeirinho

Social-democratas defendem “projetos exequíveis que garantam a sua efetiva concretização”

O PSD de Setúbal quer a definição de um novo modelo de desenvolvimento para os antigos territórios industriais do Arco Ribeirinho Sul, revelando que já pediu reuniões com o Governo para debater o assunto. 


PSD quer debater futuro do Arco Ribeirinho do Sul 

O projeto Arco Ribeirinho Sul prevê a requalificação dos antigos territórios industriais da Margueira (Almada), Siderurgia Nacional (Seixal) e Quimiparque (Barreiro).
Bruno Vitorino, presidente da Distrital social-democrata, explicou que foram pedidas audiências, nomeadamente à ministra das Finanças e ao ministro do Ambiente, para se definir um novo plano estratégico para o Arco Ribeirinho assente em “projetos exequíveis que garantam a sua efetiva concretização”.
Para o deputado social-democrata, “o que faz sentido para rentabilizar aqueles territórios é mudar o paradigma, apostar na captação de investimento e atração de empresas. Para isso, precisamos duma nova estratégia, integrada mas exequível, que tenha em conta as novas realidades nacionais e que obrigue todos os ministérios e entidades públicas a coordenarem-se melhor”, afirmou Bruno Vitorino.
O dirigente social-democrata, que também é deputado da Assembleia da República, salientou, por outro lado, o trabalho que tem sido feito no terreno ao nível da resolução dos passivos ambientais e da promoção do território.
“A questão que está em cima da mesa da possibilidade daqueles territórios receberem atividade portuária é também fator importante e que obriga à definição de uma nova estratégia e abordagem global”, frisou.
Bruno Vitorino disse acreditar que este projeto pode potenciar territórios em três concelhos, que representam cerca de 5 por cento da população nacional.
“São mil hectares às portas de Lisboa. É uma oportunidade perdida se não tivermos uma visão estratégica para estes territórios. É necessário que o Arco Ribeirinho Sul seja um plano integrado, voltado para o desenvolvimento económico que pode e deve potenciar o futuro da região e do país”, concluiu o líder do PSD no Distrito de Setúbal.

Agência de Notícias

Comentários