Piscinas municipais de Setúbal vão ter eficiência energética

Piscina de Azeitão e das Palmeiras candidatam-se a programa europeu

A Câmara  de Setúbal aprovou no dia 17, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração com duas entidades com vista à candidatura a um programa comunitário para otimização da eficiência energética em duas piscinas municipais. 


Piscina das Palmeiras, em Setúbal, quer poupar mais energia 

O protocolo, celebrado entre a Autarquia, a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, tem como objetivo a apresentação de uma candidatura ao programa comunitário ELENA – European Local Energy Assistance.
O ELENA é implementado num conceito de desenvolvimento urbano que tem como base a poupança energética proveniente de equipamentos de energias renováveis, ação que permite ainda obter ganhos ambientais associados, nomeadamente com a redução das emissões dióxido de carbono.
Neste âmbito, uma parceria da RNAE com o Banco Europeu de Investimento desenvolve um plano de financiamento para projetos de eficiência energética a implementar em piscinas municipais, equipamentos desportivos identificados como os que mais consomem energia nos municípios.
No concelho de Setúbal, a Piscina Municipal de Azeitão, gerida diretamente pelo Município, e a Piscina das Palmeiras, propriedade municipal mas concessionada ao Clube Naval Setubalense, reúnem os requisitos necessários à apresentação de uma candidatura ao mencionado programa europeu.
A deliberação camarária justifica a integração destas piscinas na futura candidatura pelo facto de se tratar de “equipamentos que funcionam durante 11 meses no ano, com bastante afluência de munícipes e elevados consumos energéticos associados à utilização e manutenção contínua dos tanques e balneários”, diz fonte da autarquia de Setúbal.
Em relação ao Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas, "este não preenche os requisitos exigidos para a apresentação da candidatura uma vez que não está dotada de cobertura e apenas funciona durante a época balnear", diz a autarquia.
No âmbito do protocolo de colaboração, a RNAE assume-se como entidade promotora da candidatura entre a Autarquia e o Banco Europeu de Investimento para a cooperação e desenvolvimento do plano de financiamento, enquanto a ENA proporciona apoio técnico na área da eficiência energética, de forma a criar sinergias e poupanças na implementação dos projetos.

Comentários