Peixe de Sesimbra no festival Peixe em Lisboa

Pescado do mar de Sesimbra "invade" Terreiro do Paço 

O restaurante sesimbrense Ribamar volta a marcar presença em mais uma edição do Peixe em Lisboa, que decorre de 3 a 13 de Abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa, e que reúne alguns dos mais conceituados restaurantes portugueses e chefs de várias nacionalidades. Em paralelo, a autarquia informa que estão abertas inscrições para o concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. "A iniciativa, que pretende convidar o público a apresentar propostas de decoração de portas ou janelas na vila de Sesimbra", diz fonte da autarquia. 

Peixe em Lisboa decorre até 13 de Abril no Terreiro do Paço, Lisboa 

Tal como em anos anteriores, Helder Chagas volta a apresentar neste grande acontecimento gastronómico alguns pratos confecionados com mariscos e peixes de Sesimbra, o que constitui mais um grande contributo para a promoção do pescado local.
Para além do Ribamar, o peixe capturado pela frota de pesca sesimbrense, nomeadamente o peixe-espada preto e a cavala fazem parte de um conjunto de doze espécies representativas das lotas portuguesas que vão estar em destaque em aulas de culinária e showcookings, promovidos pela Docapesca, em parceria com organizações de produtores, associações de armadores, fábricas de conservas, Lotaçor e Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
O objetivo desta participação é "valorizar estas espécies e inclui o lançamento de uma edição especial de teleculinária dedicada ao pescado nacional", refere o gabinete de imprensa da Câmara de Sesimbra.

Peixe no Terreiro do Paço até 13 de Abril 
Provas, degustações, aulas de cozinha, debates e um mercado gourmet, onde pode comprar do peixe à doçaria, do azeite aos vinhos, das compotas aos queijos são outros dos atractivos do certame.
Durante 11 dias, o Peixe em Lisboa  reúne dezenas de cozinheiros nacionais e internacionais, entre os quais chefs premiados com estrelas Michelin, como Lionel Rigolet (Bélgica), Moreno Cedroni (Brasil), Josean Alija (Espanha) e os portugueses João Rodrigues ('Feitoria', Lisboa) e Miguel Laffan ('L'And', Montemor-o-Novo).
Em mais uma edição do festival, o público pode degustar pratos à base de peixe e marisco nos dez restaurantes da região de Lisboa que vão funcionar no local em permanência, entre o meio-dia e a meia-noite. Este ano, estreiam-se no evento o Avenue (Marlene Vieira), o Claro! (Vítor Claro) e a Bica do Sapato (Alexandre Silva).
À margem do evento, decorrem os jantares "Sangue na Guelra", que reúnem jovens cozinheiros e subchefes de alguns dos melhores restaurantes do Mundo.
As entradas mantêm-se nos 15 euros, com direito a uma degustação de 5 euros (duas ao almoço), mas este ano há também senhas de 2 euros, que vai permitir aos restaurantes variar a oferta entre os 4 e os 12 euros. A 7ª edição do Peixe em Lisboa decorre até 13 de Abril. O evento é organizado pelo Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara  de Lisboa e Essência do Vinho.

Concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua
Estão abertas inscrições para o concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. A iniciativa, que pretende convidar o público a apresentar propostas de decoração de portas ou janelas na vila de Sesimbra, no âmbito da Campanha Sesimbra é Peixe, é direcionada à população em geral, com idade mínima de 16 anos. 
Cada participante ou equipa pode apresentar até duas propostas. A escolha das portas ou janelas a intervencionar é sugerida pelos participantes, entre aquelas que previamente foram assinaladas e identificadas em determinadas áreas pela autarquia de Sesimbra.
A receção das propostas termina a 15 de Abril.

Mais informações:
Posto de Turismo de Sesimbra
Telefone: 21 228 85 40
E-mail: turismo@cm-sesimbra.pt
Consulte AQUI as normas de participação do concurso.

Agência de Notícias

Comentários