Europeus de Orientação entre Palmela e Sesimbra

Elite europeia de orientação compete em Palmela e Sesimbra

Os municípios de Palmela e Sesimbra recebem entre 9 e 16 de Abril a elite da orientação europeia e mundial. Os Campeonatos da Europa de Orientação Pedestre e os Campeonatos da Europa de Orientação de Precisão são, no seu conjunto, o mais importante evento de Orientação organizado em Portugal. Ao todo mais de mil atletas de 30 países da Europa e ainda da Austrália, Nova Zelândia, Japão e Canadá. A cerimónia de abertura vai ter lugar a 13 de Abril, às 16h30, no Largo S. João, em Palmela, estando a cerimónia de encerramento marcada para 16 de Abril, às 15 horas, na Palmela Village, na Quinta do Anjo. O Pinhal Novo receberá o Event Center da maior prova desportiva do ano em Portugal. 



Álvaro Amaro espera grande projecção turística com este evento 

A 10.ª edição dos Campeonatos Europeus de Orientação Pedestre decorre com três etapas pontuáveis para a Taça do Mundo 2014 (EOC), e a 4.ª edição dos Campeonatos Europeus de Orientação de Precisão (ETOC), decorrem este ano em Palmela e Sesimbra.
Sete dias de competição ao mais alto nível e que permitirão atribuir os títulos de Orientação Pedestre, masculinos e femininos, nas vertentes de Sprint, Distância Média, Distância Longa e Estafetas e ainda os títulos de Orientação de Precisão nas vertentes de PreO (Classe Aberta e Paralímpica) e de Tempo, neste último caso em estreia absoluta.
Augusto Almeida, presidente da Federação Portuguesa de Orientação, referiu que o concelho de Palmela tem as suas duas escolas secundárias “filiadas na federação” e dispõe de “mais de 20 quilómetros quadrados de mapas” de orientação. Por isso, acredita que “Palmela será um dos pólos de maior desenvolvimento da modalidade”, que é já “o desporto-rei dos países nórdicos e tem vindo a crescer para sul”. “A aposta é que estes atletas voltem” ao concelho, espera.
“Este é um acontecimento com uma enorme projecção turística para o concelho e para a região”, realçou Álvaro Amaro, presidente da câmara, durante a apresentação da prova, em Março, em Lisboa.  Para o autarca, há aqui um “casamento feliz”, já que “a modalidade e o concelho foram talhados um para o outro”. Álvaro Amaro reconheceu que “a orientação desenvolveu-se muito neste território pelo investimento das escolas secundárias, que têm desenvolvido um trabalho notório”.
Álvaro Amaro acredita que o concelho tem “condições para ter um evento com muita qualidade, que será certamente uma referência”, porque “Palmela é já uma referência nesta modalidade”.
As provas contam com um orçamento de 240 mil euros, sendo que a câmara atribui um apoio de 40 mil euros, para além do apoio logístico. “Esperemos que fique no nosso território muito mais”, referiu Álvaro Amaro, apelando a que os agentes locais apresentem “um programa rico e diversificado nessa semana”.
E além dos atletas - cerca de mil atletas em todas as classes - haverá ainda mais duas mil pessoas em visita à região, diz o presidente da FPO - Federação Portuguesa de Orientação. 
"O concelho de Palmela passou a ser divulgado em todo o mundo. Embora sejam campeonatos europeus, têm uma etapa pontuável para a taça do mundo, pelo que temos cá australianos, neozelandeses, japoneses e uma grande delegação de canadianos. O nome de Palmela já foi mostrado em todo o mundo, a muitas dezenas, talvez centenas de milhares de orientistas. Depois, temos cá quase trinta órgãos de comunicação social estrangeiros e vão chegar imagens deste destino, deste território, a todo o mundo. E, naturalmente, que os mapas vão ficar disponíveis depois do evento e os fãs da modalidade quando, por qualquer razão, pensarem em vir a Portugal, vão imprimi-los e virão praticar no território e gerar mais-valias para a região", diz Augusto Almeida. 

Candidatura nasceu em Pinhal Novo 
A dinâmica existente no território, em torno da modalidade, motivou a apresentação à IOF – International Orienteering Federation, em 2011, de uma candidatura à organização conjunta do EOC/ETOC 2014. A Escola Secundária de Pinhal Novo esteve na génese do processo, com a ideia da candidatura e, em colaboração com a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, foi despoletado todo o processo junto da Câmara de Palmela, da Federação Portuguesa de Orientação e dos restantes parceiros locais, que, prontamente, se associaram à iniciativa. A ideia da Escola Secundária de Pinhal Novo foi mesmo aceite nas altas esferas da modalidade a nível europeu em Agosto de 2011. 
No entanto, no Pinhal Novo recebe apenas o Event Center que "estará instalado na Escola Secundária, com secretariado, pernoita, refeições, um vasto programa de animação cultural e feira de produtos locais", diz fonte da autarquia de Palmela. A competição a sério decorre em Palmela, Quinta do Anjo, Marateca e Sesimbra.  
Um dos momentos maiores do evento terá lugar no dia 13 de Abril, [um domingo], no Centro Histórico de Palmela, a par das finais de Sprint - a Cerimónia Oficial de Abertura e o Desfile das Nações, no Largo de S. João, com animação cultural e forte envolvimento da comunidade local.

Atletas do concelho de Palmela convocados para a Seleção Nacional
Atletas do concelho de Palmela já chegaram à elite da modalidade
Já é conhecida a convocatória da Federação Portuguesa de Orientação para a Seleção Nacional que nos irá representar nos Campeonatos Europeus de Orientação Pedestre. O grupo de dezoito atletas de elite integra dois atletas do concelho de Palmela: Tiago Romão e Luís Silva. Em ambos os casos, o percurso na modalidade teve início na Escola Secundária de Pinhal Novo, sob coordenação do treinador Daniel Pó, e ganhou destaque com os excelentes resultados obtidos no Desporto Escolar, tendo obtido a sua expressão mais elevada em diversos campeonatos do mundo. Os dois atletas começaram, depois, a evidenciar-se no campo do desporto federado, em representação de diversos clubes, sendo, atualmente, atletas da ADFA.
O papel de relevo de Palmela, no panorama nacional da Orientação, "representa um percurso de 20 anos de presença da modalidade no concelho, que ganhou maior dimensão com o desenvolvimento do Centro de Formação Desportiva, promovido e coordenado pelo professor. Ricardo Chumbinho – hoje, elemento da Direção da FPO e Diretor Desportivo do EOC/ETOC’14 - entre 2003 e 2007", diz fonte do gabinete de imprensa da Câmara de Palmela. 
Este Centro, diz a mesma fonte, "surgiu na sequência de dez anos de trabalho na área, a partir de 1994, num outro projeto também iniciado por ele na Escola Secundária de Palmela e continuado, inicialmente, sob a sua coordenação, pelos três primeiros estagiários de Educação Física da mesma escola, em vários estabelecimentos de ensino e ao longo de duas décadas – os professores Daniel Pó, José Pinho e Rui Piedade".
Ao longo destas duas décadas de percurso, a autarquia "foi sempre um parceiro no projeto, a exemplo do Desporto Escolar e de parceiros do tecido associativo, num exemplo de como a sinergia de várias entidades numa perspetiva de rentabilização de recursos, pode potenciar resultados e objetivos", refere a autarquia. 


A esperança portuguesa num grande resultado 
Portugueses esperam fazer grande resultado em Palmela 
Portugal parte para os Europeus com fundadas esperanças na bagagem. E se em relação à Precisão a ideia passará por recolher o máximo de experiência e ensinamentos que uma competição deste género sempre proporciona, consolidando assim as bases duma disciplina que dá em Portugal os primeiros passos, já no campo da Orientação Pedestre, Portugal procurará confirmar em Palmela e Sesimbra a excelente presença do ano transato em Vuokatti (Finlândia), a mais valiosa de sempre em Campeonatos do Mundo.
Para Ricardo Chumbinho, Diretor do EOC/ETOC 2014, os trabalhos “estão a decorrer por forma a que se consiga alcançar um excelente resultado que se caracterize por um marcado equilíbrio entre o ótimo e o possível, não perdendo de vista que a nossa principal responsabilidade é a de garantir que os títulos de campeão europeu são atribuídos de forma justa e em situação de igualdade de oportunidades para todos os atletas”. 
Lembrando que “este evento representará um importante fator de dinamização da economia local”, aquele responsável faz questão de deixar uma mensagem: “Que todos apoiem este evento que é de todos e, naturalmente, para todos, pois os proveitos de natureza diversa que daqui possam resultar serão capitalizados na própria modalidade e, por essa via, retornarão a cada um de nós”, conclui o director da prova. 

Elite europeia da modalidade já está em Palmela 
A sueca Tove Alexandersson, uma das candidatas ao pódio 
Entre os participantes nestes Europeus, destaque para a presença do norueguês Olav Lundanes, que aqui defende os títulos de Distância Média e de Distância Longa e dos suecos Jonas Leandersson, Ola Jansson e Marit Wiksell, o primeiro a defender o título de Sprint e os dois restantes detentores dos títulos de PreO, respetivamente nas Classes Paralímpica e Aberta.
Ao seu lado, destaque igualmente para o francês Thierry Gueorgiou, os suíços Daniel Hubamnn e Matthias Kyburz, a sueca Tove Alexandersson, os finlandeses Marten Boström e Minna Kauppi ou o russo Leonid Novikov, na disciplina Pedestre e ainda o finlandês Jari Turto ou a checa Jana Kostova, campeões do mundo de PreO em título.
A grande ausência dá pelo nome de Simone Niggli, que se retirou da alta competição em Outubro de 2013, abdicando de defender em Portugal os seus títulos Europeus de Sprint, Distância Média e Distância Longa.
O número de inscritos no EOC 2014 até ao momento é de 311 atletas - 178 no sector masculino e 133 no sector feminino -, em representação de 29 países.
Já quanto ao ETOC 2014 esse número é algo inferior, num total de 127 atletas de 19 países, 82 na Classe Aberta e 45 na Classe Paralímpica. 
A competição destinada a seleções nacionais masculinas e femininas. A prova é composta por três competições individuais com qualificatória e final (sprint, distância média e distância longa) e uma coletiva (estafeta), atribuindo-se aqui os respetivos títulos europeus de 2014. As finais de Sprint, distância Média e distância Longa serão pontuáveis para a Taça do Mundo (WCup) e a totalidade dos eventos serão pontuáveis para o ranking Mundial (WRE), pelo que além dos países europeus participam ainda Orientistas provenientes da Austrália, Canadá, Japão e Nova Zelândia.
Paralelamente, decorrerá o EOC Tour, com provas abertas a todos os escalões entre os 10 e os 90 anos e que permitirá ultrapassar a fasquia do milhar de participantes, de mapa na mão, em busca dos trilhos de Palmela e de Sesimbra.
Augusto Almeida, líder da FPO, deixa o convite a todos os que queiram assistir, sobretudo às provas de sprint, que vão acontecer no sábado de manhã em Sesimbra e no domingo à tarde em Palmela, "porque, como são em meio urbano, as pessoas podem acompanhar os atletas em todas as ruas", refere o líder federativo.

Consulte AQUI o programa do Evento 
Consulte AQUI o site oficial da prova 

Agência de Notícias

Comentários