Encontrada estátua roubada em Alcochete

Estátua estava a uns metros do local de onde foi roubada 

A estátua que representa um forcado que se encontrava na entrada da praça de toiros de Alcochete foi encontrada pela polícia ontem de madrugada e será restituída em breve. Estava muito perto de onde foi roubada na madrugada de terça-feira e as autoridades ainda tentam descobrir os autores do crime. O roubo da estátua, em bronze, de Hélder Antoño, antigo forcado dos Amadores de Alcochete, que morreu na arena da praça alcochetana a 27 de Março de 1988, gerou forte indignação em Alcochete, mas também em Montijo, terra natal do forcado, onde o tema tem dominou atenções. Agora todos querem que a estátua seja mais protegida. 

Estátua de bronze tinha desaparecido na madrugada de terça-feira

A estátua de bronze de homenagem aos forcados, que terça-feira foi roubada em Alcochete, já apareceu. Apesar de estar um pouco danificada na zona do forcado, deverá em breve ser restaurada e recolocada junto à fachada principal da praça de toiros, com os aficionados a defenderem que seja vedada, à semelhança do que foi feito com a estátua de Eusébio, à porta do Estádio da Luz.
A estátua de Hélder Antoño, da autoria do escultor Soares Branco, nem chegou a ser levada para longe e quando as autoridades já temiam que o bronze tivesse sido derretido, eis que na madrugada de ontem, 24 de Abril, foi encontrada pelos bombeiros de Alcochete, que por volta das três da manhã, faziam uma prova de orientação, nos terrenos junto à antiga Fábrica do Orvalho, a escassos metros do local de onde a estátua fora roubada.
Foi o antigo cabo dos Forcados Amadores de Alcochete, João Pedro Bolota, que cedeu uma carrinha para transportar a estátua para as instalações da GNR. Deverá ali ficar mais alguns dias, até ser reparada para regressar ao mesmo local onde a 27 de Março de 1993 foi inaugurada por iniciativa do grupo de forcados, cinco anos após a morte de Antoño, que perdeu a vida aos 21 anos na praça de toiros de Alcochete, durante uma pega.
A GNR ainda tenta identificar os autores do roubo, mas até ao momento continua sem suspeitos, embora um pescador tenha registado a matrícula de uma viatura que encontrou junto à estátua na madrugada em que foi furtada.

Comentários