CDU apresentou mandatária para Setúbal

Ana Teresa Vicente é a mandatária da CDU às eleições do Parlamento Europeu  

No âmbito das Eleições ao Parlamento Europeu, marcadas para 25 de Maio, a CDU-Coligação Democrática Unitária apresentou publicamente, a Mandatária Distrital de Setúbal, Ana Teresa Vicente, e os quatro candidatos ligados ao Distrito de Setúbal, Rui Paixão (PCP), Paula Bravo (PCP), Susana Silva (PEV) e João Geraldes (ID), mas todos estão longe do centro das decisões. 


Inês Zuber e Ana Teresa Vicente em campanha no Pinhal Novo 

Ana Teresa Vicente, actual presidente da Assembleia Municipal de Palmela e ex-presidente da Câmara de Palmela, é a mandatária da CDU para as eleições para o Parlamento Europeu que se realizam a 25 de Maio.
Na lista da CDU ao Parlamento Europeu estão quatro candidatos ligados ao distrito de Setúbal. Rui Paixão (PCP), Paula Bravo (PCP), Susana Silva (PEV) e João Geraldes (ID) são os rostos do coligação de esquerda  mas todos longe dos lugares elegíveis para Bruxelas e Estrasburgo.
A actual eurodeputada Inês Zuber, que substituiu Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu em Janeiro de 2012, será a número dois da lista da CDU às europeias liderada por João Ferreira, e Miguel Viegas ocupará a terceira posição.
A CDU  anunciou que a candidatura será composta também pela actriz e activista Joana Manuel e pelo advogado João Luís Madeira Lopes. A CDU tem actualmente dois deputados no Parlamento Europeu mas quer aumentar para três ou mesmo quatro se a eleição correr bem.
Inês Zuber, de 34 anos, é socióloga, e no Parlamento Europeu é vice-presidente da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e coordenadora do GUE/NGL – Grupo da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde na Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros. Em 2009 figurava em oitavo lugar na lista da CDU e acabou por ser a escolhida para substituir Ilda Figueiredo que deixou o Parlamento Europeu aos 62 anos, numa lógica de "renovação de quadros", uma política comum nos comunistas.
Miguel Viegas, o terceiro da lista, é doutorado em Economia e professor universitário no Departamento de Economia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro, sendo a sua especialidade a macroeconomia e a política orçamental. Também assume funções de dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro, afecto à Fenprof (ligada à CGTP).
Joana Manuel, actriz e cantora, foi uma das activistas das manifestações de 15 de Setembro de 2012, 2 de Março e 26 de Outubro de 2013. Aos 70 anos, João Luís Madeira Lopes, advogado, é vice-presidente da comissão directiva da Associação Intervenção Democrática e foi dinamizador de acções de oposição ao antigo regime como os congressos de Aveiro de 1969 e 1973.

Apelo ao voto para as europeias  
Os dois primeiros nomes da Lista da CDU, o deputado João Ferreira e a deputada Inês Zuber, são, diz a CDU, "o exemplo do trabalho e intervenção que privilegia o conhecimento dos problemas, a luta pelos direitos e anseios do povo, que através da sua acção diária procuram contribuir para a concretização dos sonhos e resolução dos crescentes problemas dos trabalhadores, dos jovens, das crianças e dos mais idosos".
Com os candidatos, a mandatária Distrital e os milhares de activistas , a CDU na Região de Setúbal "dará um contributo essencial para o esclarecimento dos trabalhadores e da população mobilizando para o voto na CDU, o voto certo, o que contribui para a ruptura com a política de direita que PS, PSD e CDS prosseguem há mais de três décadas". 
Para os candidatos comunistas ao Parlamento Europeu, o voto na CDU "projecta com coerência o caudal de luta e protesto em defesa dos direitos, do emprego, dos salários, das reformas, da protecção social, dos serviços públicos".

Agência de Notícias

Comentários