Autarcas de Montijo foram à escola de Pegões

Presidente  reúne com comunidade educativa de Pegões 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e os vereadores Francisco dos Santos e Maria Clara Silva retomaram no dia 3 de Abril, o ciclo de visitas aos estabelecimentos de ensino do concelho e visitaram a EB 2,3 de Pegões. A iniciativa iniciada em Fevereiro, tem como objetivo "promover a defesa da escola pública e estreitar parcerias com a comunidade educativa", diz o gabinete de imprensa do município.  

Executivo municipal reuniu com comunidade educativa de Pegões

Os autarcas da câmara e o presidente da Junta da União de Freguesias de Pegões, António Miguéns, reuniram com o diretor do Agrupamento de Escolas de Pegões, Canha e Santo Isidro, Jorge Romão, com professores, pais e pessoal não docente.
Junto da comunidade escolar da União de Freguesias de Pegões, o presidente Nuno Canta defendeu a necessidade de valorização das funções educativas e reforçou o objetivo da câmara de "contribuir para uma escola pública no Montijo que seja capaz de responder ao desafio da democratização do sucesso dos alunos".
Nuno Canta acrescentou que este desafio enfrenta um obstáculo que consiste no facto “da escola pública absorver os problemas da sociedade. Para ultrapassar este obstáculo é necessário uma comunidade educativa valorizada, atenta, que consiga trabalhar os problemas através do envolvimento de todos os agentes”, disse o presidente.

Câmara sem dinheiro para nova escola 
O principal tema abordado na reunião com a comunidade escolar foi a necessidade de intervenção nas infraestruturas da Escola Básica Pegões Velhos (concretamente no edifício nas traseiras do posto de correios).
O presidente explicou que “havia a expetativa de construção de um Centro Escolar em Santo Isidro, uma obra que a Câmara só consegue realizar com recurso a financiamento comunitário. Não foi possível, até ao momento, avançar com esse projeto e, naturalmente, que a intervenção na EB Pegões Velhos não pode continuar a ser adiada e esperamos realizá-la após o final do ano letivo”, disse Nuno Canta.
Relativamente às pequenas reparações, o presidente informou serem responsabilidade da junta de freguesia e o presidente da junta, António Miguéns, garantiu que seriam solucionadas rapidamente.

Encerramento de algumas escolas em avaliação
Os pais questionaram, também, o presidente e os vereadores sobre o eventual encerramento de alguns estabelecimentos de ensino. A vereadora Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da Educação, esclareceu que, devido ao decréscimo do número de alunos, haverá necessidade de reconfiguração da rede de equipamentos escolares naquela zona do concelho e que a câmara e o agrupamento de escolas estão a avaliar a melhor solução.
No final, presidente, vereadores e o diretor do agrupamento apelaram à necessidade de colaboração entre todos os agentes da comunidade educativa [pais, alunos, professores, pessoal não docente, direção do agrupamento, associação de pais e câmara]  "para que seja possível construir uma escola pública no Montijo, cada vez, com mais qualidade", conclui a nota do município.

Agência de Notícias

Comentários