Autarcas da Moita visitam explorações agrícolas

Visitas confirmam "forte potencial de crescimento da Moita" no setor agrícola 

Autarcas da Câmara da Moita estiveram ontem em duas explorações agrícolas do concelho - no Carvalhinho e Brejos da Moita - e constaram que o município tem "forte potencial de crescimento no setor agrícola", principalmente no mercados do leite e da carne. Rui Garcia (presidente) e João Romba (vereador responsável pelas atividades económicas) inteiram-se da atividade diária destas explorações e ficaram a perceber, de perto, quais os principais receios do setor. E numa região produtora de leite há a conformação de que Portugal não está preparado preparado para o cenário da crescente concorrência comercial no setor do leite e seus derivados, no âmbito da Política Agrícola Comum. 

Rui Garcia e João Romba em visita a explorações agrícolas da Moita 

Mais de 900 animais e cerca de 13 mil litros de leite por dia são alguns dos números da exploração agropecuária de José Alberto Chula, no Carvalhinho, visitada pelo presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e pelo vereador João Romba, no âmbito do Roteiro das Atividades Económicas – Agrícolas e Agropecuárias,  disse o gabinete de imprensa da autarquia.
A exploração do Carvalhinho, que tem atividade regular desde 1978, emprega cerca de 16 trabalhadores e é associada da cooperativa VivaLeite, associação com uma expressão cada vez mais significativa não só na região de Setúbal, mas em todo o País.
Durante a visita a esta empresa, os autarcas inteiram-se da atividade diária desta exploração e valorizaram "os benefícios de se estreitar relações de cooperação entre o Município e todos os agentes económicos", assumindo o compromisso de estudar a viabilidade de se dinamizarem iniciativas que projetem a imagem e os produtos agrícolas do concelho.

Fim das quotas do leite poderá gerar cenários imprevisíveis
Ontem, 9 de Abril,  o Roteiro das Atividades Económicas – Agrícolas e Agropecuárias prosseguiu com a visita à exploração familiar de Fernando Miranda, nos Brejos da Moita. O presidente da Câmara e o vereador das Atividades Económicas ficaram sensíveis e solidarizaram-se com as preocupações dos produtores da terra, relativamente ao facto de o País não se defender e não estar preparado para o cenário da crescente concorrência comercial no setor do leite e seus derivados, no âmbito da Política Agrícola Comum.
Com mais de 50 anos de atividade, a exploração de Fernando Miranda conseguiu uma produção de leite de mais de 3 milhões de litros, na última campanha registada.
Igualmente associada da VivaLeite, esta empresa agropecuária do concelho da Moita gera diretamente cerca de 14 postos de trabalho permanentes, estando a preparar um investimento considerável para consolidar e afirmar a sua posição no setor.
De acordo com dados da autarquia, a Moita tem 219 explorações agrícolas em atividade. Uma das mais importantes é a produção de bovinos para carne e leite. Neste momento metade do leite produzido em território nacional provem do concelho. O Roteiro das Atividades Económicas – Agrícolas e Agropecuárias, que se iniciou em Março, "com o intuito de estreitar relações com os empreendedores agrícolas e defender e valorizar as boas práticas agrícolas existentes no concelho da Moita, prossegue, neste e no próximo mês, com mais visitas e encontros com agentes do setor", diz a Câmara da Moita.

Agência de Notícias

Comentários