Região de Setúbal em força na BTL

Turismo do distrito de Setúbal desfila na capital do turismo 

Para profissionais até à tarde de dia 14 e para todos pelo fim-de-semana fora, a BTL - Feira Internacional de Turismo, em Lisboa, promete muitas viagens e novidades, animação e passatempos. E estão garantidos saldos que podem ir até aos 70 por cento. O evento arrancou esta quarta-feira, mas até sexta é só para os profissionais, já no fim-de-semana está aberta ao público em geral. A região de Setúbal está representada este ano com com todos os municípios.  

Almada marca presença na BTL com pavilhão próprio 

Sob o mote "Turismo: A Indústria do Sorriso", o evento homenageia este ano a "hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber" nacionais. Por uma área de 30 mil metros quadros, espraiam-se por três pavilhões e zona exterior as direcções e entidades regionais (pavilhão 1); municípios, alojamentos e serviços (pavilhão 2 - onde está em destaque o turismo gastronómico, vinhos e doçaria); operadores, animações e serviços, além da área internacional (pavilhão 3).
Muitos operadores estrangeiros marcam presença mas também há espaço para cada vez mais empresas nacionais e mais diversificadas, explica à Renascença a directora da Área de Feiras da FIL, Fátima Vila Maior.
Entre as novidades da edição deste ano está um espaço dedicado às “start-up’s” e pequenas e médias empresas que iniciaram actividade há menos de um ano. São mais de 30 que prestam pequenos serviços úteis à actividade turística, explica Fátima Vila Maior.
“Há ‘start-up’s mais ligadas às tecnologias de informação mas também algumas ligadas para um melhor acolhimento de estrangeiro”, especifica.
Este ano, há onze países que se estreiam na Feira Internacional de Turismo de Lisboa. As regiões convidadas são os Açores e o Amazonas, estado brasileiro que vai receber a selecção portuguesa para o Mundial de Futebol e que a partir de Junho tem ligações da TAP entre Lisboa e Manaus.
Na edição do ano passado, 65 mil pessoas visitaram a BTL, um recorde que a organização quer bater este ano.

Este ano a região de Setúbal está representada em força na maior feira de turismo português. Quase todos no espaço conjunto do Turismo de Lisboa, de 12 a 16 de Março, na FIL, no Parque das Nações.

Alcochete mostra "terra de encantos e emoções" 
Alcochete promove encantos e emoções 
“Alcochete, Terra de Encantos e Emoções” é a visão estratégica que a Câmara de Alcochete vai apresentar na Bolsa de Turismo de Lisboa até domingo. 
Porta de entrada do Estuário do Tejo, o Concelho de Alcochete é rico em património natural e assume-se como o local de eleição para mais de 120 mil aves que coabitam na Reserva de forma harmoniosa. Os cenários naturais que distinguem Alcochete podem ainda ser apreciados de uma forma saudável, através da realização de passeios pedestres, de btt ou até mesmo de canoagem. Ao longo do ano, e no âmbito do programa Alcochet’Aventura, a Autarquia promove um conjunto de passeios e roteiros que levam os participantes a explorarem trilhos de salineiros, de marinhas e outros roteiros em cenários de lezíria e até urbanos.
Para além de um passeio junto ao rio, nas salinas ou no Estuário do Tejo, Alcochete convida ainda a conhecer o seu património edificado. Visite o núcleo antigo da Vila de Alcochete e deixe-se perder pelas ruas e largos pitorescos e reserve algum tempo do seu itinerário para visitar a Igreja Matriz (monumento nacional), os núcleos museológicos e para um passeio na ponte-cais e na frente ribeirinha que, com um novo arranjo paisagístico, destaca-se como um local de excelência para momentos de descontração e lazer.
Por sua vez, a gastronomia local também se assume como uma das principais atracções turísticas do Concelho. Dada a sua a proximidade com o rio Tejo, os pratos de peixe e de marisco têm presença assídua nas ementas dos restaurantes locais. Caldeirada à fragateiro, amêijoas alcochetanas, ensopado de enguias, massa de choco e linguadinhos fritos são algumas das propostas de degustação que fazem as delícias dos apaixonados pela gastronomia. Já na doçaria, destaque para a fogaça, assim como para o arroz-doce branco.
Em cada dia da Feira estará ainda em exposição uma peça identificativa do artesanato local e que representa algumas das vivências e tradições do Concelho. As embarcações típicas do Tejo e os trabalhos em concha de ostra personificam a forte ligação do Concelho com o rio. 

Palmela apresenta europeus de orientação 
Palmela divulga "Palmela Conquista" 

O Município de Palmela está presente no Pavilhão da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a convite deste organismo, com um programa promocional que privilegia a divulgação da oferta turística, no âmbito da campanha em curso “Palmela Conquista”. Provas de vinhos comentadas por produtores da região e trabalho artesanal produzido ao vivo, bem como a distribuição de material informativo, atendimento dirigido aos profissionais do setor e público em geral, e captação de novos subscritores para o Palmela Tourist Card, são algumas das principais ações previstas.
Esta quinta-feira, às 17 horas, no Espaço Lounge do Pavilhão, Palmela promove, também, uma sessão de apresentação pública dos EOC/ETOC - Campeonatos Europeus de Orientação e de Orientação de Precisão, a decorrer no concelho entre 9 e 16 de Abril no Pinhal Novo, com a participação de cerca de um milhar de atletas de elite da modalidade, provenientes de todo o mundo.

Moita mostra tradições 
Durante seis dias, o Município da Moita "vai valorizar o que o torna único: a frente ribeirinha, as tradições ligadas à tauromaquia e ao rio, a gastronomia, a rica atividade cultural e os espaços verdes".
Quem passar por lá, vai poder provar a Ferradura, um doce típico da Moita, conhecer melhor os passeios na embarcação típica do Tejo “O Boa Viagem, que se realizam a partir de Maio, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que irá decorrer, este ano, entre 23 e 27 de Abril, e também a Feira Medieval de Alhos Vedros, agendada para o início de Junho. No domingo, dia 16, às 13:30h e às 17 horas, está ainda prevista a atuação do Grupo de Danças Antigas de Alhos Vedros. 

Montijo apresenta “ campo aqui tão perto”
A Câmara do Montijo aproveita a BTL para  promover as potencialidades turísticas da zona rural do concelho. Sob o mote “O campo aqui tão perto”, a representação da Câmara do Montijo pretende dar a conhecer o património natural, a herança cultural e as entidades turísticas que dinamizam e desenvolvem as atividades na zona rural do concelho do Montijo. 
A BTL - Feira Internacional de Turismo é o ponto de encontro dos profissionais ligados à área turística. Agências de viagem, tour operators, escritórios de promoção turística de diversos países, turismo gastronómico e empresas de produtos e serviços turísticos reúnem-se, a cada ano, na BTL para apresentar as suas ofertas ao mercado e ao público em geral.
"Sozinho, com a família ou amigos vá à BTL conhecer as últimas tendências do mercado, visite o stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa e deixe-se surpreender pela riqueza das paisagens e pela oferta turística do concelho do Montijo", diz um comunicado da autarquia. 

Barreiro promove gastronomia e jazz  
Barreiro mostra o melhor da gastronomia local
O Stand do Barreiro está também integrado no expositor da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, onde terá um balcão individual para atendimento ao público e distribuição de materiais promocionais.
No âmbito da animação do stand, o Município programou, para as 16 horas de sábado, um concerto com uma Banda da Escola de Jazz do Barreiro (com a duração prevista de cerca de 30 minutos), e, a partir das 14 horas, de domingo, será a vez da apresentação do Livro “Cozinha do Rio”, dedicado ao Concurso de Gastronomia Ribeirinha, promovido pela Câmara Municipal do Barreiro – e já com 15 edições realizadas, e recentemente publicado. As ações decorrerão no Espaço Lounge dostand.

Almada leva Windsurf à BTL As potencialidades turísticas de Almada estão destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa. Durante o certame poderá ainda participar em batismos de windsurf e assistir ao 2.º Troféu Experimente Almada/BTL 2014.
Sob o desígnio de “Experimente Almada”, o concelho vai ter um stand próprio onde, além da autarquia, vão estar representados "vários parceiros tais como unidades hoteleiras, operadores turísticos, entre outros. O objetivo é reforçar as condições e as potencialidades turísticas de Almada, num certame frequentado por muitos profissionais e público em geral", diz fonte da autarquia.
Ao longo de cinco dias os visitantes vão poder conhecer melhor o concelho e participar em passatempos, onde são sorteadas várias ‘experiências’.
O Município de Almada vai ainda estar representado no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo. No âmbito desta presença na BTL, realizam-se nos dias 15 e 16 de Março batismos de windsurf, no Centro Náutico da Marina Parque das Nações, junto à FIL.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas às vagas existentes, e devem ser realizadas no stand do Município de Almada, no interior da FIL.
Também nestes dois dias, a partir das 15h, decorre o 2.º Troféu Experimente Almada/BTL 2014, em windsurf. A organização é da Escola Elisiario.com.

Sesimbra é peixe 
Sesimbra é outro município presente na Feira Internacional de Turismo,  inserido no stand da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, com um espaço próprio, e volta a "apostar na divulgação e promoção turística, enquadrada na campanha Sesimbra é Peixe".
Na tarde de domingo, os visitantes vão poder ver o artesão local André Semblano mostrar ao vivo a sua arte, que retrata a identidade do povo sesimbrense.
Setúbal e Seixal também marcam presença na maior feira de turismo de Portugal, até domingo, na FIL, em Lisboa. 

Comentários