Parlamento de Jovens reuniu no Barreiro

Barreiro acolheu sessões distritais do parlamento jovem

O Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro recebeu, esta semana, as sessões distritais de Setúbal do Programa Parlamento dos Jovens, respeitante às escolas do ensino básico (no dia 24) e do ensino secundário (ontem, 25 de Março). A abertura dos trabalhos, nos dois dias, contou com a participação do Presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, que deu as boas-vindas aos jovens ‘deputados’, divulga o gabinete de imprensa daquela autarquia. O deputado do PSD, Bruno Vitorino, esteve presente na primeira Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, onde procurou sensibilizar os jovens sobre os perigos do consumo de drogas.


Barreiro recebeu durante dois dias o Parlamento jovem distrital 

“Temos de mudar a sociedade e construir um mundo mais solidário, onde as pessoas possam ser mais felizes”, referiu Carlos Humberto na sessão referente ao ensino básico, salientando a importância da participação de todos na resolução dos problemas. “Tenho uma imensa confiança na juventude”, referiu o chefe do executivo do Barreiro, considerando que são pessoas “mais solidárias, com mais conhecimento e formação que gerações anteriores e, por isso, acredito que podem construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa”, contou Carlos Humberto aos jovens.
Esta ideia foi também realçada pelo presidente da Câmara na sessão referente ao ensino secundário. Carlos Humberto  afirmou ainda, na sessão de dia 25, que, em democracia, é importante “sabermos construir, em conjunto, ‘pontes’, mesmo partindo de pontos de vista diferentes”. Salientou a importância da participação e intervenção de todos no reforço da democracia e na construção de uma “sociedade mais solidária, em que se esbatam as desigualdades” e deixou aos jovens um apelo: “não deixem de lutar pelos vossos objetivos!”, concluiu o presidente da Câmara do Barreiro.

Deputado do PSD acompanhou primeiro dia de trabalhos 
O deputado do PSD, Bruno Vitorino, esteve  presente na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens de dia 24, onde uma vez mais procurou sensibilizar os jovens sobre os perigos do consumo de drogas.
Na sessão distrital, direcionada para o ensino básico, Bruno Vitorino salientou a importância desta iniciativa que se tem realizado nos últimos anos, que permite discutir de forma concreta e objetiva “problemas atuais, com os quais os jovens têm que lidar no seu dia-a-dia”.
“Este é um fórum de debate de ideias e de promoção da democracia, e que é importante para preparar os jovens para serem cidadãos mais ativos e participarem na vida política do país”, acrescentou o deputado social-democrata na Assembleia da República.
O deputado do PSD afirma que as drogas são um “flagelo que nos deve preocupar a todos”, mas que depende de cada um de nós “saber dizer não”.
“No nosso percurso de vida passamos por situações mais difíceis, mais frustrantes, mais stressantes. Temos que aprender a lidar com isso. E as drogas não vão ajudar em nada. Muito pelo contrário”, disse o social-democrata.
Bruno Vitorino elogiou ainda o trabalho diário feito pelos professores nas escolas, procurando alertar e esclarecer os alunos sobre esta temática.

Ensinar política aos mais jovens 
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, com organização conjunta da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação e Ciência e do Instituto Português do Desporto e Juventude da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.
De acordo com a organização, o Parlamento dos Jovens, no ensino básico, tem como objetivos: "educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses".
Esta iniciativa visa ainda "promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões" e "incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente", bem como "proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais".
A iniciativa quer ainda "estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria" e "sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”.
O Parlamento dos Jovens, referente ao ensino secundário, “tem com objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade. Este ano o tema em debate é ‘Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento)’".

Agência de Notícias

Comentários