Palmela abre inscrições para Hortas Comunitárias

Projeto de Hortas Comunitárias do Concelho de Palmela começa no Pinhal Novo

A Câmara de Palmela já abriu as inscrições para a primeira fase do Projeto de Hortas Comunitárias. Nesta primeira fase serão disponibilizados nove talhões de terra na Quinta do Pinheiro, em Pinhal Novo. Nestes terrenos os "agricultores urbanos" podem plantar produtos hortícolas, ervas aromáticos e medicinais e terão uma formação prévia conduzida pela autarquia para que saibam cuidar dos espaços. As inscrições decorrem até 11 de Abril no site da Câmara de Palmela. As hortas urbanas chegarão também a Palmela e a Quinta do Anjo. 


Nove parcelas de terreno irão ser atribuídas ao Pinhal Novo  
As inscrições para a primeira fase do Projeto de Hortas Comunitárias do Concelho de Palmela decorrem até 11 de Abril. Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Palmela, que prevê a "instalação de talhões de terreno para cultivo, em Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, a disponibilizar aos munícipes, para hortas em modo biológico (hortícolas, aromáticas, medicinais), com formação para o efeito oferecida pela autarquia", diz um comunicado da Câmara. 
Nesta primeira fase, encontram-se a concurso um conjunto de nove talhões, a instalar numa Horta Comunitária em Pinhal Novo [na Urbanização Quinta do Pinheiro]. Numa fase posterior, diz fonte da Câmara, "o projeto será estendido às localidades de Palmela, Quinta do Anjo e a um segundo local em Pinhal Novo".
A proposta de Regulamento, aprovada pela Câmara em Julho de 2013, foi sujeita a apreciação pública e deliberação da Assembleia Municipal e está disponível para consulta, com a ficha de inscrição, no site da Câmara de Palmela. 

"Pontos verdes" no meio das localidades 
As hortas comunitárias são uma forma simples e eficiente de aderir à agricultura sustentável, tendo a vantagem de reduzir as despesas do orçamento familiar, educando os mais novos para a importância do ambiente e ainda contribuem para uma alimentação mais saudável. Estes pequenos "pontos verdes" escondidos na confusão dos meios urbanos são espaços onde se respira natureza e onde qualquer um pode ser agricultor.
Assim, face aos constrangimentos económicos e sociais da atualidade, este projeto "reveste-se de especial importância, uma vez que responde a necessidades que têm vindo a ser identificadas, nomeadamente, no que diz respeito à qualidade de vida da população", diz fonte da autarquia. De acordo com a Câmara de Palmela, a implementação das Hortas Comunitárias "permitirá aos munícipes, entre outros aspetos, produzir, localmente, alimentos de elevado valor nutritivo, complementando a sua dieta; complementar o rendimento familiar; consolidar ou adquirir hábitos mais saudáveis de consumo e ocupação de tempos livres; reencontrar o sentido comunitário, reforçando laços de solidariedade local e recuperar ou reforçar relações intergeracionais". 
Na Quinta do Pinheiro, lado sul de Pinhal Novo - e mais tarde em Palmela e na Quinta do Anjo - pode-se dizer que o provérbio "cada um colhe o que semeia" não podia estar mais certo. Por lá vai-se praticar uma agricultura livre de químicos e pesticidas, a qualidade dos produtos que ali se vão colher aliciam qualquer um a aderir a este tipo de projetos. 
Os interessados, deverão preencher devidamente a ficha de inscrição, que deverá ser entregue, com uma cópia de documento de identificação e a declaração de IRS nos balcões de atendimento da Câmara Municipal de Palmela (Pinhal Novo, Palmela ou Quinta do Anjo); enviada por correio postal para Divisão de Atendimento da Câmara Municipal de Palmela, Largo do Município, 2954-001 Palmela ou enviada por correio eletrónico para apaulino@cm-palmela.pt .
Mais informações através do e-mail apaulino@cm-palmela.pt ou do telefone: 212336692.

Agência de Notícias

Comentários