Novo posto da GNR de Palmela inaugurado hoje

"Nova casa" da  GNR de Palmela recebe 125 guardas 

O Quartel do Destacamento Territorial de Palmela da GNR é inaugurado esta quarta-feira, 5 de Março, às 15 horas, numa cerimónia que contará com a presença do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo e do presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. Também no concelho de Palmela, a estrada municipal 533 vai ser reaberta ao trânsito, em toda a sua extensão, esta quarta-feira. A reabertura ao trânsito dá-se depois de concluída a empreitada de recuperação da passagem superior ao caminho de ferro, junto a Poceirão. 

Novo posto da GNR de Palmela tem capacidade para 125 militares 
Concluído em Julho do ano passado, a "nova casa da guarda" da vila de Palmela começa hoje a trabalhar em pleno. Depois de recuos e avanços, depois de meio ano há espera de "mobiliário" para o novo quartel da GNR, a obra é finalmente inaugurada esta tarde pelo Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo e pelo presidente da  Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, acompanhados pelo Comandante Geral da GNR e pelos Comandantes de Postos Territoriais que fazem parte deste novo Destacamento Territorial.
Este novo equipamento nasceu na sequência de um protocolo celebrado com o Ministério da Administração Interna no âmbito do qual o Município adquiriu e cedeu o terreno, no valor de cem mil euros, e procedeu ao lançamento e fiscalização da empreitada de construção, financiada pela Administração Central, que totaliza um milhão e meio de euros. Trata-se, segundo a autarquia de Palmela, "de um bom exemplo de cooperação institucional, que permitiu concretizar, de forma mais rápida, o novo Quartel, contribuindo para o reforço da 
segurança no concelho e na região, e para a qualidade de vida das populações". 
O novo Destacamento Territorial de Palmela vai coordenar os postos territoriais da GNR de Palmela, Pinhal Novo, Poceirão e o posto de Canha, no concelho de Montijo, contribuindo assim  para que a GNR de Palmela fique “mais e melhor dotada de meios técnicos e humanos”, algo fundamental para melhorar a segurança em toda a região. A nova infraestrutura vai albergar ainda “serviços e brigadas especiais que darão outras respostas relativamente ao crime e ao trânsito, em todo o concelho de Palmela e nas regiões limítrofes", garante fonte da GNR.  
O edifício, que permitirá acolher 125 elementos, apresenta uma área total aproximada de 2.783m2 e desenvolve-se em três volumes: edifício principal, que albergará o destacamento; anexo para garagem, arrecadação e espaço de apoio; e canil, definindo um espaço central em forma de parada.
Outra das mais valias desta nova "casa da guarda" é a sua localização. "Está muito próximo das variantes 252 e 379, além de estar próximo da Auto-Estrada do Sul, graças a uma entrada que permite o rápido acesso dos meios de socorro àquela via”, disse a ex-presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, que em Abril de 2011 lançou a primeira pedra da obra.
Com o novo destacamento territorial, a GNR deixa o posto territorial, sem condições, que tem actualmente no centro histórico da vila. 

Estrada Municipal 533 reabre ao trânsito

A estrada municipal 533 vai ser reaberta ao trânsito, em toda a sua extensão, esta quarta-feira, dia 5 de Março. A reabertura ao trânsito dá-se depois de concluída a empreitada de recuperação da passagem superior ao caminho de ferro, junto a Poceirão.
Tratou-se de uma obra, diz a autarquia em comunicado, de "emergência, que a Câmara Municipal de Palmela assumiu, apesar de estar em causa uma infraestrutura da REFER que a autarquia nunca rececionou".
No entanto, "considerando a necessidade de garantir a segurança na utilização da estrada 533 e de realizar as obras de forma célere, para evitar mais transtornos à população, a Câmara de Palmela adjudicou, em Janeiro, a empreitada agora concluída, que teve um custo de cerca de 57 mil euros".
A obra contou com "um plano de segurança extremamente exigente, já que os trabalhos decorreram numa zona eletrificada e na qual passam comboios que circulam a cerca de 190 quilómetros por hora", conclui o comunicado da autarquia de Palmela. 

Comentários