Moita renova protocolo de colaboração com Bombeiros

Câmara aprova 135 mil euros para Bombeiros e apoia o movimento associativo do concelho 

Reconhecendo o trabalho meritório e essencial desenvolvido pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita na proteção e defesa das populações, a Câmara da Moita aprovou em reunião pública a renovação do protocolo de colaboração existente entre estas duas entidades desde 1999. A Câmara distribuiu ainda uma  série de apoios financeiros ao movimento associativo local e a eventos desportivos.  

Câmara financia bombeiros da Moita com 135 mil euros 

Com o objetivo principal de assegurar a manutenção de um Grupo de Intervenção Permanente (GIP) e subsidiar também a aquisição de equipamentos, a Câmara Municipal irá transferir, no total, uma verba de 135 mil euros para os Bombeiros (95 mil euros para manutenção do GIP, 30 mil euros para aquisição de equipamento e 10 mil euros para despesas de seguro de viaturas e acidentes pessoais).
De referir que os Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita "têm uma atividade e intervenção decisiva na Proteção Civil, socorrismo, transporte de doentes e combate a incêndios neste concelho, sendo do interesse de toda a população que se garanta a evolução, qualidade e eficácia dos serviços prestados por esta corporação", refere a proposta que foi votada por unanimidade pelos autarcas da Moita.

Movimento Associativo recebe apoio da autarquia
Para o dia 6 de Abril, está agendado o Desfile Histórico “Alhos Vedros ao Longo dos Tempos”, no âmbito das Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino, que irá contar com a participação de cerca de 300 figurantes. Esta iniciativa é promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, em colaboração com a restante Comissão Executiva das Comemorações: Câmara Municipal da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, Centro Paroquial de Alhos Vedros, Agrupamento de Escolas José Afonso e CACAV – Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros. Para suportar os custos inerentes à organização deste Desfile Histórico, a Câmara Municipal vai atribuir à Alius Vetus um apoio financeiro de 5 mil euros.
A Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo que, este ano, irá decorrer entre 23 e 27 de Abril, é uma iniciativa de cariz religioso e equestre, ímpar no País, e que envolve centenas de pessoas. Esta romaria retoma uma antiga tradição da vila da Moita que fazia deslocar agricultores com os seus animais a Viana do Alentejo para que fossem benzidos durante a Procissão em Honra de Nossa Srª D’Aires, padroeira dos animais. Nos dias de hoje, a Romaria tem também uma vertente mais lúdica e reúne, anualmente, centenas de romeiros que percorrem cerca de 140km, seguindo o carro andor que transporta a imagem de Nossa Srª da Boa Viagem. Dada a dimensão desta iniciativa, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de uma verba de 3 500 euros à Associação de Romeiros da Tradição Moitense, para que esta adquira o Carro Andor, até agora emprestado, ficando afeto às iniciativas que se relacionem com a Romaria a Cavalo Moita Viana do Alentejo.
Nesta reunião, a Câmara Municipal da Moita aprovou ainda a atribuição de apoios financeiros ao movimento associativo para a realização de atividades regulares, projetos relevantes, obras de manutenção nas sedes sociais e também deslocações em representação municipal. Assim, a Banda Musical do Rosário vai receber um apoio de 250 euros para a renovação e arranjo de instrumentos musicais. Ao Rancho Folclórico Os Fazendeiros da Barra Cheia foi atribuída uma verba de cinco mil euros, no âmbito das obras de remodelação da sede social. O Grupo Desportivo da Fonte da Prata irá receber um apoio de 651,75 euros para comparticipar nas despesas de reconstrução da sua esplanada. No âmbito da realização do 32º Festival de Folclore Luso-Espanhol da Região Caramela, o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia irá receber um apoio da autarquia, no valor de 500 euros. Ao Ginásio Atlético Clube, na Baixa da Banheira, coube uma verba de 1 500 euros, para minimizar a deslocação de seis atletas ao 24º Campeonato Europeu de Halterofilismo.

Apoio financeiro para atividades desportivas
Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo recebe apoio 
Para que o Pavilhão Desportivo da EB 2, 3 José Afonso, em Alhos Vedros, possa ser utilizado também pela população e pelo movimento associativo do concelho, em horário pós-laboral, a Câmara da Moita mantem um acordo de colaboração com o Agrupamento de Escolas José Afonso que estabelece as condições de gestão e utilização do pavilhão por parte da autarquia. Neste âmbito, a Câmara aprovou a renovação deste acordo de colaboração, a vigorar entre 2014 e 2017, atribuindo ao agrupamento uma verba mensal de 2 500 euros, perfazendo, no total, 30 mil  euros anuais.
A Academia Recreativa 8 de Janeiro, em Alhos Vedros, é a promotora do XXIV Torneio de Ténis de Mesa “Zeca Afonso” que se irá realizar no dia 25 de Abril, a partir das 9 horas, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Moita, inserido nas comemorações dos 40 Anos do 25 de Abril. Para a dinamização desta atividade, a Academia vai contar com o apoio financeiro da Câmara Municipal, no valor de 600 euros.
De referir que todas estas propostas foram aprovadas por unanimidade.

Agência de Notícias

Comentários