Moita iniciou Roteiro pela agricultura do concelho

Câmara inicia Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias

A Câmara da Moita deu início, na semana passada, a mais um roteiro de contacto e aprofundamento com a realidade local, direcionado para as atividades agrícolas e agropecuárias do concelho – “Roteiro das Atividades Económicas Agrícolas e Agropecuárias”. No roteiro estão previstas reuniões com várias entidades, visitas a diferentes explorações agrícolas e agropecuárias, entre outras ações. De acordo com dados da autarquia, a Moita tem 219 explorações agrícolas em atividade. Uma das mais importantes é a produção de bovinos para carne e leite. Neste momento metade do leite produzido em território nacional provem do concelho.

Câmara da Moita reuniu com ADREPS 

Consciente de que há um conjunto de medidas e investimentos que forçosamente dependem do Poder Central e dos organismos desconcentrados do Estado, e tendo como pano de fundo a valorização da política de apoio e estímulo à economia local e criação de emprego, a autarquia "pretende estreitar a relação com os empreendedores agrícolas e suas estruturas representativas, além de promover o valor acrescentado e boas práticas agrícolas existentes no concelho, enquanto atividades com futuro sustentável", diz fonte da Câmara da Moita em comunicado.
Apesar da quebra de rendimentos e da destruição de emprego agrícola, o setor primário, no concelho da Moita, mantém uma relevância especial no contexto das atividades económicas que importa dar a conhecer e, ao mesmo tempo, valorizar nos circuitos comerciais e de consumo.
Marcado pelos territórios periurbanos e forte componente rural, o concelho apresenta 219 explorações agrícolas em atividade, associadas à exploração de terras aráveis, evidenciando, por exemplo, um elevado nível de especialização de produção, principalmente nas áreas da horticultura (55 por cento), fruticultura (19 por cento) e bovinos para leite e carne (11 por cento).
Neste Roteiro das Atividades Económicas estão previstas reuniões com várias entidades, visitas a diferentes explorações agrícolas e agropecuárias, entre outras ações.

Câmara reafirma parceria com ADREPES
O presidente da Câmara, Rui Garcia, acompanhado pelo vereador das atividades económicas, João Romba, reuniu, na passada semana, com os órgãos sociais da ADREPRES – Associação de Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, tendo reafirmado, entre outros assuntos a importância de o concelho e da Região de Setúbal "terem pleno acesso aos futuros apoios comunitários para as atividades agrícolas, costeiras e de desenvolvimento rural, além da valorização e escoamento dos produtos agrícolas locais", anunciou Rui Garcia.
A preparar a próxima estratégia de desenvolvimento rural para a Península de Setúbal, a ADREPES "garantiu que tudo fará para que as atividades do mundo rural continuem a marcar uma presença forte no desenvolvimento do concelho e da região, tendo-se disponibilizado para apoiar o Município da Moita, no âmbito das suas competências para o desenvolvimento local", diz fonte do gabinete de Rui Garcia, ao ADN.

Moita produz metade da produção de leite do pais 



Empresários agrícolas explicam problemas do sector ao presidente 
O executivo também reuniu com a direção do Agrupamento de Defesa Sanitária da Península de Setúbal – ADS (Moita). Esta associação, com sede na Moita, agrupa produtores agropecuários do concelho e da região e tem como missão participar na execução de programas sanitários. Com um leque de atuação muito diversificado e importante para os agricultores locais e seus produtos, o ADS da Moita informou que, "entre o efetivo de ruminantes abrangidos (cerca de 16 mil bovinos para leite), perto de 8 mil encontram-se em explorações agrícolas sedeadas no concelho da Moita".
Preocupado com as anunciadas perspetivas da PAC (Política Agrícola Comum) e solidarizando-se com a necessidade de uma nova política que proteja e valorize os seus produtores, Rui Garcia informou que "tudo fará, junto das entidades da tutela, para defender a importância do setor agropecuário, nomeadamente do leiteiro, como atividade de enorme potencial de desenvolvimento e riqueza para o concelho da Moita", concluiu o presidente da Câmara da Moita.

Agência de Notícias

Comentários