Festival Queijo, Pão e Vinho em Quinta do Anjo

Muito pão, queijo e vinho sobre a mesa a partir de sexta-feira

A localidade de São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, Palmela, recebe a partir de sexta-feira, 4 de Abril,  mais uma edição do Festival Queijo, Pão e Vinho onde, ao longo de três dias, irão estar presentes cerca de meia centena de produtores para dar a conhecer, e a provar, o queijo de Azeitão e outros queijos de ovelha, produzidos na região de Palmela, assim como o pão e os vinhos, acompanhados pela gastronomia e pela doçaria tradicional.


Festival do Queijo, Pão  e Vinho anima Quinta do Anjo 

Entre 4 e 6 de Abril, a localidade de S. Gonçalo, na Freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, recebe a 20ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho, numa organização da ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida com a Câmara de Palmela.
O queijo de ovelha – em particular, o afamado Queijo de Azeitão certificado – o pão tradicional e os vinhos regionais são "os reis do certame, sempre bem acompanhados da doçaria, do mel, da gastronomia, dos produtos agrícolas e do artesanato, numa montra privilegiada dos saberes e sabores nascidos nestas encostas da Arrábida, candidata a Património Mundial", diz o gabinete de imprensa da Câmara de Palmela.
Este é, já, anualmente, "um espaço de eleição para milhares de visitantes da Área Metropolitana de Lisboa, que aqui encontram um espaço de lazer e descontração para toda a família, em profunda ligação com o mundo rural", diz a autarquia.
Passeios pedestres, de BTT, a cavalo e em charrete, demonstrações de tosquia, as sempre divertidas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e um vasto leque de atividades equestres pela Quinta Barreiros – aulas, batismos equestres, horseball, gincanas e demonstrações – são algumas das propostas do programa, que decorre em paralelo com a XXIV Qualificativa de Machos Reprodutores de Ovinos “Ille-de-France”. Dentro do recinto do Festival, "os mais novos podem, também, visitar o Museu do Ovelheiro, com o seu espaço infantil, para contactar com os animais e conhecer as memórias dos pastores desta zona e o ciclo de produção do queijo", refere o gabinete de imprensa da Câmara de Palmela.
Para quem prefere a degustação, o Auditório conta com um programa variado de provas de vinhos, laboratórios do gosto e showcookings, em colaboração com os produtores da região. O movimento associativo local proporciona, ainda, muitos momentos de animação, com música, dança e desporto. No domingo, 6 de Abril,  ao meio-dia, a tradição regressa à capela de S. Gonçalo com a missa de campo e a bênção dos rebanhos.
Cerca de meia centena de expositores terão para oferecer o melhor que se faz nesta região, em três dias de festa, a não perder. Orçamentado em 30 mil euros, a entrada diária custa um euro.
Mais informação sobre o festival e a aldeia de Quinta do Anjo pode ser consultada no site do turismo da Câmara de Palmela.

Festival de referência na região 
Para o presidente da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo, Valentim Pinto, o Festival do Queijo, Pão e Vinho é uma “excelente oportunidade para os produtores da freguesia e da região mostrarem os produtos de excelência que vão produzindo nos seus espaços”. Segundo o autarca de freguesia, o certame, além do promover os produtos, contribui para que as tradições da freguesia não se percam com o desenrolar dos
anos.
De uma forma geral, Francisco Mancheta, responsável pelo evento,  diz que 20ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho será "muito semelhante ao dos anos anteriores que foram um enorme sucesso". Aquilo que a organização espera é "aproveitar o espaço que temos para lançar, ou melhorar, algumas iniciativas, como é o caso dos espectáculos equestres promovidos pela Quinta dos Barreiros, em Olhos de Água.
Outra das novidades passa, diz Francisco Mancheta, "pela criação de um bar exterior ao pavilhão dos expositores que vai proporcionar a quem nos visita um alargamento do horário do Festival".
Com este bar a organização espera "conseguir colmatar uma lacuna que vínhamos sentido nas edições anteriores. Este ano tentámos, e julgo que estamos a conseguir, criar uma maior proximidade com as colectividades do concelho", conclui o responsável pelo Festival.

Programa do Festival 
4 Abril | Sexta-feira
15h00 Abertura do Festival
18h00 Inauguração oficial do Festival Queijo, Pão e Vinho
19h00 Grupo Coral 1º Maio do Bairro Alentejano
Ensaiador: José Calisto; Coordenador: Joaquim Maria Martins
20h00 Apresentação Quinta dos Barreiros - Picadeiro
Entrada de Charrete "Professor Luís Areia com Violeta"
20h30 Apresentação de GNR a Cavalo no Picadeiro
21h00 Animação musical com Jorge Nice no Espaço Gastronomia
21h00 Batismos Equestres (Professores Luís Areia/ Alexandra Teles)
Passeio de Charrete (Professor Luís Areia) no Picadeiro
00h00 Encerramento. 

5 abril | Sábado
10h00 Abertura do Festival
10h00 Atividades Equestres pela Quinta dos Barreiros no Picadeiro 
10h00 XXIV Qualificativa de machos reprodutores de ovinos “Ille-de-France”
11h00 Show Cooking de “Queijo de Azeitão” | Auditório
Chefes do Restaurante Tavares Rico (Lisboa) criam experiência enogastronómica única com Adega José Maria da Fonseca comentada pelo Engenheiro Domingos Soares Franco
Info./Reservas: Rota de Vinhos da Península de Setúbal | Tel.: 212 334 398
11h00 Espaço Infantil pelo Centro Social da Quinta do Anjo (até às 20h00) no Museu do Ovelheiro
13h00 Entrega de prémios da XXIV Qualificativa
15h00 Orquestra Juvenil da Soc. Filarmónica Palmelense “Loureiros” - Maestro Pedro Almeida no Espaço Gastronomia
16h00 Demonstração de tosquia por Armindo Mendes no Picadeiro
16h30 Especial Provas de Vinhos (até às 19h30) no Auditório
17h00 Apresentação de ginástica pelo Clube Portais da Arrábida no Espaço Gastronomia
17h30 Corrida de Ovelhas no Ovinódromo
21h00 Sevilhanas pela Sociedade Filarmónica Humanitária no Espaço Gastronomia
22h00 Espetáculo Musical Morangotango no Espaço Gastronomia
00h00 Encerramento. 

6 Abril | Domingo09h30 Passeio a cavalo “Por terras do Queijo, do Pão e do Vinho” com Nuno Sobral e Diogo Sebastião. Concentração junto ao Picadeiro do Festival
09h30 Passeio BTT Quintajense Futebol Clube
10h00 Abertura do Festival
10h00 Passeio pedestre “Por terras do Queijo, do Pão e do Vinho” pela SAL – Sistemas de Ar Livre
10h00 Atividades Equestres pela Quinta dos Barreiros (até às 20h00) no Picadeiro
11h00 Especial Laboratórios do Gosto, Provas e Cursos de Vinhos (às 17h30)
11h00 Espaço Infantil pelo Centro Social da Quinta do Anjo (até às 19h00) no Museu do Ovelheiro
12h00 Missa de campo e bênção dos rebanhos na Capela de S. Gonçalo
16h00 Demonstração de Ginástica por Ana Avelino no Espaço Gastronomia
16h30 Demonstração de tosquia por Armindo Mendes no Picadeiro
17h00 Demonstração de Hip Hop por Ana Trindade no Espaço Gastronomia
17h30 Corrida de Ovelhas no Ovinódromo
18h00 Demonstração de Ginástica por Ana Avelino no Espaço Gastronomia
19h00 Coro e Metais da Sociedade Filarmónica União Agrícola no Espaço Gastronomia
21h00 Encerramento do Festival

Comentários