Comemorações do Dia Mundial do Teatro na Moita

A Grande Corrida e Sermão aos Peixes nos palcos da Moita 

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a Câmara da Moita preparou dois tipos de espetáculos diferentes: “A Grande Corrida”, com quatro sessões para as escolas do concelho, e “Sermão aos Peixes”, para o público em geral, diz o gabinete de imprensa da autarquia da Moita. 


Sermão ao Peixes sobe ao palco na Baixa da Banheira no sábado 


O dia 26 de Março vai ser o dia de “A Grande Corrida”, às 10  e 11 horas na Praça da República, na Moita, e às 14 e 14:50, no Parque das Salinas, em Alhos Vedros.
“Manuela está a postos com o seu carro maravilhoso. Mas, durante o percurso, surgem uma série de obstáculos inesperados, que são um teste à sua imaginação e sobretudo à sua persistência. Será que Manuela consegue chegar ao fim? Alcançará ou não o seu sonho de vitória? É o que vamos ficar a saber no final desta história…”, ou melhor é o que vão ficar a saber os cerca de 250 alunos das escolas básicas de 1º ciclo do concelho.
Para o público em geral, a Câmara Municipal da Moita vai levar ao auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, no dia 29 de Março, pelas 21:30h, os atores Pompeu José e Raquel Costa, integrados na Trigo Limpo Teatro ACERT, que irão protagonizar o espetáculo “Sermão aos Peixes”.
Um casal sem-abrigo dá voz, principalmente ele, uma vez que de cada vez que ela tenta falar se vê impossibilitada de o fazer, ao texto do “Sermão de Santo António aos Peixes”, proferido pelo Padre António Vieira, em 1654, mas que mantém ainda toda a atualidade. A crítica que o autor faz ao ser humano, através da alegoria dos peixes, é tão notável e acutilante que, infelizmente, continua a fazer todo o sentido. O casal acorda frente ao público e paralelamente ao ritual diário, mínimo no caso deles, vai proferindo as palavras do Sermão, como se da sua verdade se tratasse. De exemplo em exemplo, desferem a sua raiva e encontram as razões da sua miséria. Ironizam sobre a sua situação, através da situação atual de toda a humanidade, através do louvor das virtudes e da repreensão dos vícios, não dos homens, mas dos peixes…
A entrada é gratuita, mediante reserva antecipada dos bilhetes.

Horário da Bilheteira
De 3ª a sábado – 14:30 às 19:30 horas
Dias de espetáculo e cinema – uma hora antes do início do espetáculo ou sessão.
Os bilhetes podem ainda ser reservados, através do telefone 210 888 900, no horário de funcionamento da bilheteira. As reservas têm de ser levantadas, no máximo, até 1 hora  antes do início do espetáculo, com um limite de cinco bilhetes por reserva.

Agência de Notícias

Comentários