Setúbal recupera Casa das Quatro Cabeças

Casa histórica do bairro do Troino destinada a arrendamento jovem 

A Casa das Quatro Cabeças, edifício de interesse municipal em estado de degradação que a Câmara de Setúbal vai requalificar, será destinada a arrendamento jovem. De acordo com o vereador André Martins, estarão disponíveis cinco fogos para arrendamento nos três pisos do edifício que se situa no bairro do Troino.


Setúbal destina Quatro Cabeças ao arrendamento jovem 
A Câmara de Setúbal aprovou no inicio deste mês, em reunião pública ordinária, a contratação de um empréstimo para permitir a reabilitação da Casa das Quatro Cabeças.
Este empréstimo, num montante máximo de 221 mil e 923 euros, a conceder pelo IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, é imposto por uma candidatura que a Autarquia fez ao programa “Reabilitar para Arrendar” para a recuperar a Casa das Quatro Cabeças, edifício de interesse municipal em avançado estado de degradação.
O mencionado programa de reabilitação urbana para arrendamento habitacional, promovido pelo IHRU, prevê a concessão de um empréstimo até 50 por cento do investimento total, a amortizar em vinte prestações constantes anuais.
Ao montante concedido acrescem as respetivas taxas de juro e spread bancário e ainda uma margem a definir pelo Banco Europeu de Investimento, a quem o IHRU recorre para se financiar.
A obra, a realizar em 2014 e 2015, "visa suster o processo de degradação do edifício, evitando que um imóvel de interesse municipal se deteriore de tal forma que possa pôr em causa a sua eventual recuperação", diz André Martins, responsável pelo pelouro da recuperação urbana, na cidade.
Neste âmbito, a Câmara de Setúbal requereu, com caráter de urgência, a declaração de utilidade pública da expropriação da Casa das Quatro Cabeças e respetiva posse administrativa, após os proprietários não acatarem a intimação de realização de obras de conservação.
Integrado na malha urbana do Bairro do Troino, a Casa das Quatro Cabeças é um edifício de três pisos, de planta quadrangular e com cunhais bem marcados em cantaria. A arquitetura foi modificada ao longo dos tempos, mas o edifício mantém as características essenciais das diferentes épocas de construção, com destaque para os testemunhos manuelinos ao nível do piso térreo e os traços gerais dos séculos XVII e XVIII.
A deliberação camarária com os termos da contratação do empréstimo a conceder pelo IHRU vai ser submetida à apreciação da Assembleia Municipal de Setúbal.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários