Setúbal e Almendralejo acordam parcerias

Troca de experiências e o incremento das relações comerciais no setor do vinho marcam arranque de parceria 

A colaboração mútua e partilha de experiências com projetos realizados no âmbito de diferentes quadrantes sociais e económicos serve de base de trabalho de um acordo de cooperação celebrado, no dia 14, entre os municípios de Setúbal e Almendralejo, na Espanha. 

Municípios de Setúbal e Almendralejo trocam experiências  
“Nos últimos anos, não apenas na região da Extremadura, mas como em toda a Espanha, tem persistido uma mentalidade errada, que ignora as potencialidades de um país tão próximo como Portugal. Julgo que isso está para mudar”, sublinhou o presidente do município espanhol, José García Lobato, durante o encontro que decorreu em Setúbal, nos Paços do Concelho.
Tanto o alcaide de Almendralejo, como a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, consideram que o acordo celebrado hoje será um exemplo a seguir em toda a Península Ibérica.
O acordo de cooperação tem como ponto de partida a troca de experiências e o incremento das relações comerciais no setor do enoturismo, mas ambos os municípios desejam que o trabalho em parceria seja rapidamente alargado a outros setores, não apenas comerciais, como também sociais.
“A proximidade e o afeto tudo unem. Nos dois concelhos há a preocupação e a vontade de resolver problemas e esta é a chave, a de ajuda mútua, para que este acordo tenha potencial para ser um êxito e perdurar durante vários anos”, salientou Maria das Dores Meira.
Tanto Setúbal como Almendralejo são regiões com forte presença no setor de produção vinícola. Enquanto o concelho português tem como principal imagem de marca o moscatel, produto de denominação de origem controlada, Almendralejo apresenta-se como uma das poucas regiões espanholas onde se pode produzir o cava, vinho espumante. “São elementos diferenciadores”, destacou José García Lobato.
O alcaide apontou ainda o porto de Setúbal como uma importante plataforma a ter em conta para a exportação de produtos espanhóis, nomeadamente de vinhos extremenhos, para mercados em expansão, como Angola e Moçambique.

Setúbal destacou projetos de cidadania 
Enoturismo são duas áreas muito fortes em ambos os municípios 
Maria das Dores Meira partilhou ainda no encontro de dia 14 as experiências de alguns projetos concretizados em Setúbal nas mais variadas áreas de intervenção.
No que toca à participação cidadã, por exemplo, a autarca portuguesa destacou o projeto “Setúbal Mais Bonita”, em que os cidadãos são desafiados a recuperar espaços públicos e as empresas a contribuir com os materiais necessários, assim como o “Ouvir a População, Construir o Futuro”, em que o Executivo visita o concelho para auscultar diretamente munícipes e empresários sobre necessidades sentidas para que a Autarquia possa apresentar e, sempre que possível, implementar soluções.
Maria das Dores Meira sublinhou ainda a importância da relação de proximidade que a Câmara de Setúbal estabeleceu com o tecido empresarial local, atualmente com uma forte presença ao nível do contributo mecenático para o concelho.
No final do encontro, que, além da assinatura do acordo de cooperação, serviu também, em certa medida, para a realização da primeira reunião de trabalho, os presidentes trocaram lembranças com produtos típicos das respetivas regiões.

Comentários