Seixal promove saberes, sabores e diversidade cultural

Seixal, um mundo de muitos sabores e de muitos saberes 

A 7.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores do Concelho do Seixal começa esta noite (19 de Fevereiro, às 21 horas) e decorre até dia 23 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios. O encontro "divulga a diversidade cultural, o respeito pelas diversas culturas e promove a integração dos imigrantes", sublinha a autarquia do Seixal. 

Encontro Intercultural decorre até domingo em Corroios 

Para muitos é o marco naquilo que se pode encontrar no concelho do Seixal. Para outros é apenas mais uma "boa iniciativa" para mostrar a "riqueza de sabores" e a "diversidade cultural" que se vive à beira-Tejo. Para a autarquia  e edição sete do Encontro Intercultural Saberes e Sabores "promove o respeito pelas diversas culturas e a integração dos imigrantes, ao mesmo tempo que divulga a diversidade cultural" do concelho. E arranca já esta noite, no Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios. São, no essencial, cinco dias  preenchidos com um programa vasto e animado pela dança, música, atividades gastronómicas, jogos e exposições representativas das culturas dos cinco continentes. 
Durante os dias 20 a 21 de Fevereiro, as atividades culturais decorrem durante o dia com um programa específico para as escolas e à noite para o público em geral. Nos dias 21, 22 e 23 de Fevereiro, decorrem os momentos altos do Encontro, com a dinamização de diversas atividades representativas das diferentes culturas dos cerca de 15 Países representados no evento. 
Destaque para o dia 21 de Fevereiro, com a noite da América Latina e para o dia 22 com o Desfile Intercultural. No dia 23 de Fevereiro haverá um programa de oficinas de diversas temáticas como Gaita-de-foles e Percussão Mirandesas, Pauliteiros e Oficina de Danças Tradicionais Mirandesas. Exposições, teatro, atividades gastronómicas, workshops, música e dança compõem esta semana de encontro entre culturas. A iniciativa é organizada pela Câmara do Seixal, o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e a Junta de Freguesia de Corroios.

Gastronomia e Artesanato e iniciativas para crianças 
Ao longo destes dias haverá também muito artesanato e almoços e jantares temáticos representativos de Países como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moldávia, México, Peru, Moçambique, Paraguai, Timor e S. Tomé e Príncipe.
À semelhança das edições anteriores, as Escolas da Rede Pública do Seixal que integram o Projeto “Povos, Culturas e Pontes” são convidadas a assistir a um espetáculo intercultural dirigido a crianças, que acontece no dia 20 de Fevereiro, às 10.30 e às 14.30 horas, no Auditório do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, sob a temática “Contos da América Latina”, dinamizado pelo grupo “Espírito Nativo”.
Com o propósito de conhecer as culturas presentes no Seixal, bem como costumes e hábitos do mundo, "esta iniciativa desafia a realizar uma viagem imaginária à América do Sul, através de contos e música tradicionais, que será conduzida por dois atores que irão estar devidamente trajados com roupas tradicionais do Perú e do México", dizem os promotores do certame.  Irão abordar as seguintes temáticas: Os Sons da Floresta (Perú); A Aventura do Pinóquio (Perú) e a Origem do Chocolate (México).
No dia 21, os mais novos poderão também assistir a um documentário intitulado “Curia-Catu a Grande Expedição de Pedro Teixeira”, dinamizado pela Professora Anette Ferreira.
Consulte AQUI o programa da 7.ª edição do Encontro Intercultural Saberes e Sabores do Concelho do Seixal. 



Comentários