Santiago do Cacém quer investimento estrangeiro

Câmara quer cativar interesse de investidores estrangeiros para a região 

O Presidente da Câmara de Santiago do Cacém quer integrar os parques empresariais do concelho numa plataforma que vai permitir a potenciais investidores estrangeiros, em qualquer parte do mundo, ter acesso e conhecimento pormenorizado sobre as potencialidades das zonas industriais do município. A A26 - por fazer - e a ferrovia de Sines com ligação a Espanha são apostas "vitais" no desenvolvimento da região. O autarca reuniu ainda com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. 

Autarquia de Santiago quer atrair investimento estrangeiro 
O projeto Global Find, é uma ferramenta que, via internet, permite pesquisas livres e identifica soluções de localização empresarial com a finalidade de apoiar empresas industriais e logísticas na procura da melhor localização geográfica entre outros requisitos. Uma oportunidade que o presidente Álvaro Beijinha considera fundamental para dar um novo impulso ao tecido industrial da região.
Entre as preocupações de Álvaro Beijinha, estão também os investimentos previstos para a região mas que continuam a marcar passo.
“Colocar os nossos Parques Empresariais nesta grande plataforma pode ser um impulso muito importante para a captação de novos investimentos, em particular estrangeiros” sublinha o autarca.
Mas, entre as preocupações de Álvaro Beijinha, estão também os investimentos previstos para a região mas que continuam a marcar passo.
“São as acessibilidades ao complexo industrial de Sines e à zona portuária, que também servem o nosso concelho que se prendem, por um lado com as obras da futura autoestrada, a A26, e por outro lado com a questão da ferrovia, um projecto sucessivamente adiado, que é muito importante para o desenvolvimento da plataforma industrial”, realça o autarca.

Beijinha quer crescimento sustentado
“É absolutamente fundamental uma estratégia regional para a ferrovia, nomeadamente para o Porto de Sines” para que, entre outras razões, “as mercadorias possam chegar a Espanha o mais rapidamente possível”, diz Álvaro Beijinha, à frente do município de Santiago do Cacém desde Novembro do ano passado.
Álvaro Beijinha não deixa, contudo, de lembrar a necessidade de salvaguardar questões que a Câmara Municipal já teve ocasião de colocar há alguns anos atrás”, assentes numa “estratégia regional, com um traçado que não ponha em causa um conjunto de valores, em particular ambientais, mas também ao nível do planeamento urbanístico”.
O Porto de Sines continua a registar uma evolução expressiva em termos de procura e crescimento. Um impacto positivo para a região e para Santiago do Cacém “pois grande parte da mão de obra que lá trabalha reside no nosso Concelho", diz o autarca.

Encontro com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo
Álvaro Beijinha reuniu com representantes da ADRAL 
Para aprimorar estas e outras ideias,  Álvaro Beijinha, reuniu com responsáveis da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, (ADRAL), no final de Janeiro. Em cima da mesa estiveram projetos e ideias que visam impulsionar o tecido empresarial local e perspetivar o desenvolvimento económico do concelho.
Álvaro Beijinha sublinha “as várias parcerias com a ADRAL ao longo dos últimos tempos”, destacando o recentemente inaugurado Centro de Acolhimento às Empresas de Santiago do Cacém (CAESC), sediado em Vila Nova de Santo André. “Esta reunião insere-se numa estratégia que este executivo assumiu, que se traduz num impulso às atividades económicas do concelho”.
A Câmara de Santiago do Cacém e a ADRAL fizeram o balanço dos projetos de parceria que têm vindo a manter - com o CAESC e o Fundo de Apoio às Micro Empresas (FAME) à cabeça – e perspetivaram aquilo que são os objetivos para o desenvolvimento económico local, a partir de “um conjunto de projetos e de ideias que queremos implementar”, concluiu Álvaro Beijinha.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 


Comentários