Montijo dedicou semana à Educação e Escola Pública

Câmara de Montijo anunciou investimento na requalificação de escolas 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou no passado dia 14 de Fevereiro um ciclo de visitas às escolas do concelho com o objetivo de valorizar a Escola Pública e aprofundar a parceria com comunidade educativa do concelho. Durante toda a semana, visitou os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do Montijo. O presidente fez-se acompanhar pelos vereadores Francisco dos Santos, Maria Clara Silva e pelo presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, tendo já visitado as escolas EB Liberdade, a EB Luís de Camões, a EB Joaquim de Almeida e EB Ary dos Santos. Esta tarde o executivo municipal visita a EB da Caneira. 

Executivo da câmara em visita à EB Joaquim de Almeida 

Nestas visitas, o presidente tem deixado claro a defesa da Escola Pública como “princípio organizador das sociedades democráticas e do desenvolvimento cultural e científico” que assenta no conhecimento adquirido na escola.
A Escola Pública “com todas as suas deficiências e dificuldades não é apenas o lugar da pedagogia. Tem sido um espaço para aprender a viver e a conviver com os outros” e, por isso, “defendo o reforço da Escola Pública e da comunidade educativa: professores, pais, alunos e funcionários”, afirmou.
Junto do diretor do Agrupamento de Escolas do Montijo, Nuno Peres, das coordenadoras das escolas, professores, representantes do pessoal não docente e membros das Associações de Pais, o presidente da Câmara tem realçado que “após a democratização do acesso, o próximo desafio da Escola Pública é a democratização do sucesso dos alunos que tenham condições para tal, independentemente das suas origens sociais e económicas”.
A cooperação entre a câmara e a comunidade educativa tem sido destacada em todas as visitas, tanto por autarcas como por professores. Para Nuno Canta, “Montijo, comparativamente com outros concelhos vizinhos, é um caso de sucesso extraordinário na interação com a comunidade educativa. Uma interação quedeve ser aprofundada, pois a proximidade entre a câmara e a escola é muito importante para a qualidade de ensino dos nossos jovens”.
Este périplo de visitas tem servido, também, para efetuar um levantamento das situações mais preocupantes vivenciadas nas escolas, como a necessidade de intervenção nas infraestruturas e a escassez de recursos humanos devido a ausência de funcionários por motivo de doença. O presidente tem assegurado que a “câmara, dentro das suas possibilidades financeiras, tentará resolver com eficácia os problemas identificados”.

Câmara anuncia obra na EB Joaquim de Almeida 
Na visita à  EB Joaquim de Almeida, a coordenadora Estela Rabaça referenciou como intervenções mais urgentes "a necessidade de obras no edifício principal, bem como no pátio escolar que é problemático no inverno devido à acumulação das águas pluviais". 
Sobre a intervenção no edifício principal, Nuno Canta salientou que a “perspetiva da Câmara é enquadrar a recuperação da EB Joaquim de Almeida, bem como da EB Luís de Camões no processo de promoção da reabilitação urbana da cidade”, que foi discutida ontem em reunião pública da câmara.
“Estamos a delimitar uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) para o centro do Montijo, de modo a incentivar a recuperação dos edifícios degradados, onde pretendemos incluir equipamentos públicos como esta escola e a EB Luís de Camões. Essa ARU deverá ter financiamento comunitário que será canalizado para a intervenção nas duas escolas”, acrescentou Nuno Canta.
Relativamente ao pátio, o presidente deixou a garantia que a “câmara vai tentar solucionar o problema com a pavimentação de parte do recreio, para possibilitar que os alunos tenham um espaço para brincar sem acumulação de água”, disse o presidente.

Requalificação da EB Luís de Camões
Autarquia anunciou obras na EB Luís de Camões
Um dia antes, na EB Luís de Camões, autarcas e a coordenadora da escola, Susana Simões, discutiram as condições das infraestruturas do edifício principal. Sobre este assunto, Nuno Canta admitiu que a EB Luís de Camões é uma das duas escolas do Plano Centenário que falta reconfigurar. “Em 1998, quando chegámos à Câmara era das melhores escolas. Melhorámos umas escolas, construímos novas e esta não foi intervencionada. Desde 2009 até hoje, as dificuldades financeiras impediram uma intervenção de fundo nesta escola”.
Apesar das dificuldades do passado, o presidente garantiu que, “neste momento, a Câmara apresenta um equilíbrio financeiro sólido e uma das nossas prioridades de investimento será a requalificação da EB Luís de Camões”.
Os representantes da Associação de Pais aproveitaram a ocasião para dar a conhecer alguns dos seus novos projetos e demostraram total disponibilidade para cooperar com a escola e a câmara.
Numa postura de diálogo aberto e frontal, presidente e vereadores vão continuar este ciclo de visitas nos restantes agrupamentos escolares do concelho, conscientes que é através da cooperação entre todos os elementos da comunidade educativa e a câmara que será possível continuar a construir uma Escola Pública com qualidade no Montijo.

Comentários