Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Literatura real e ciência para descobrir na Moita

Dois livros muito reais  e hora e meia de ciência nas bibliotecas municipais  

O novo romance de Bruno Amaral Vieira, "Primeiras Coisas, baseado no Vale da Amoreira, vai ser apresentado este sábado na Biblioteca da Moita. O mesmo espaço que, dia 10, recebe a apresentação do livro “Histórias Difíceis de Contar”, da autora Sandra Nóbrega. Nesta apresentação, vai estar presente o presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro. Na Baixa da Banheira, no sábado à tarde, é hora de falar de ciência para crianças e jovens. “Hora e Meia de Ciência” promete animar as crianças - e não só - na biblioteca municipal.


Bruno Vieira Amaral vem à Moita apresentar "Primeiras Coisas" 

Depois de uma apresentação para alunos do Ensino Secundário, Bruno Vieira Amaral volta ao concelho da Moita, à Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, no dia 8 de Fevereiro, pelas 16 horas para dar a conhecer a sua mais recente obra, “Primeiras Coisas”, ao público em geral.
Segundo o autor, num artigo do Jornal “O Expresso”, este seu romance criou um lugar imaginário – O Bairro Amélia – a partir da experiência de crescer no Vale da Amoreira, no concelho da Moita.
Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, Bruno Vieira Amaral é crítico literário, tradutor e autor do “Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa” e do blogue “Circo da Lama”. Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico e jornal i. Atualmente, colabora com a revista Ler e é assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita apresenta “Histórias Difíceis de Contar”
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Moita vai apresentar, no dia 10 de Fevereiro, pelas 17:30h, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, o livro “Histórias Difíceis de Contar”, da autora Sandra Nóbrega, editado pela Lua de Marfim. Nesta apresentação, vai estar presente o presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro.
Além de apresentar o livro, esta iniciativa pretende também sensibilizar os técnicos que trabalham nas áreas da infância e juventude para o papel das Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, através da partilha de experiências e reforçando a importância do Princípio da Subsidiariedade na intervenção.
O livro relata 20 histórias de vida reais a quem a Vida não sorriu e teima em não sorrir, cujo denominador comum é a Criança, sujeito de direito e de direitos tão renegados, ainda, na sociedade em que vivemos. Segundo Sandra Nóbrega, este livro, escrito na sua perspetiva enquanto professora, “é fruto de partilhas pessoais e profissionais somadas ao longo de vinte e dois anos de carreira docente. É um grito de alerta mudo, de uma cidadã do mundo que, pelas Palavras, apela à tomada de consciência coletiva do muito que há a fazer sob o ponto de vista social".
Ainda segundo a autora, "cada um de nós pode sempre fazer qualquer coisa e juntos podemos e devemos fazer a diferença! Porque o tempo das nossas crianças e jovens é Agora, é urgente ver, ouvir, mas não calar!". 

“Hora e Meia de Ciência” para crianças e jovens
As tardes dos sábados, dias 8 e 22 de Fevereiro, a partir das 15:30h, na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, vão ser dedicadas à Ciência, com a iniciativa “Hora e Meia de Ciência”, para crianças e jovens dos 6 aos 12 anos.
“Pega Monstro” é o tema do ateliê, no dia 8. Com a ajuda do professor Miguel Oliveira, os “pequenos cientistas” vão compreender as propriedades físicas e químicas das substâncias.
No dia 22, o professor Miguel Oliveira propõe o tema “Carro Veloz” para que os participantes possam compreender as características das forças.
As inscrições são gratuitas, mas limitadas ao número máximo de 20 participantes por sessão. Inscreva já o seu “cientista”, através do telefone:  210888902/210888916.


Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com


0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010