Autoeuropa paga prémio a trabalhadores

Cada trabalhador deverá receber 661 euros

A produção no ano passado na fábrica de Palmela ficou abaixo dos 100 mil veículos mas, ainda assim, a Autoeuropa vai atribuir os prémios de objetivos aos trabalhadores. Um valor que, de acordo com contas feitas pelo Diário Económico, deverá ultrapassar os dois milhões de euros. Este ano, apontam as previsões, o número de veículos construídos na linha de montagem da fábrica de Palmela irá aumentar. 

Autoeuropa paga 6601 euros de prémios a cada trabalhador 

Porque “a redução do volume de produção não anula a atribuição dos prémios aos colaboradores”, no próximo mês de março, os trabalhadores da Autoeuropa, em Palmela, vão receber o prémio por objetivos, conforme consta no acordo laboral em vigor, garante fonte oficial da Autoeuropa ao Diário Económico.
“Em média”, acrescenta o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, “cerca de 90 por cento dos 3.662 trabalhadores” vai receber o prémio.
O facto de a produção, no ano passado, ter ficado abaixo dos 100 mil veículos, não vai travar o pagamento dos prémios, até porque, acrescenta a mesma fonte, “a formulação do prémio contempla outros aspetos da performance global da empresa, como a redução dos custos por unidade produzida, os índices de qualidade dos produtos, a produtividade e a adoção de práticas de melhoria continua”.
No caso dos técnicos, o prémio vai rondar os 661,5 euros. Um montante que tem em linha de conta o desempenho de cada funcionário, já que o resultante do desempenho da fábrica foi pago no final do ano passado.
Em 2012, o valor do prémio foi de 938 euros, tendo a produção atingido os 133 mil carros, ou seja, um valor muito superior ao registado no ano seguinte (abaixo dos 100 mil).
A empresa não confirma oficialmente estes valores, alegando que é política da Autoeuropa não revelar os valores em causa, mas adianta que o prémio é pago, como habitualmente, em duas tranches, a primeira em Dezembro (que já foi liquidada no final do ano passado) e a outra no mês de Março.
O prémio atribuído aos trabalhadores é calculado em função do desempenho da empresa e do desempenho e assiduidade do trabalhador.

Fábrica aumenta produção este ano
Fábrica conta construir mais carros este ano em Palmela 
A Autoeuropa, em Palmela, irá aumentar em 65 carros a sua produção diária, passando das actuais 460 unidades para 525, avançou o Jornal de Negócios. Este crescimento, quase todo sustentado pelo modelo Sharan, deverá registar-se pelo menos até Junho deste ano, sendo “motivado pela estratégia do Grupo Volkswagen em fazer crescer o nível de resposta ao mercado, mas também pelos indicadores das primeiras encomendas do ano, que apontam já para uma maior procura”, adianta o jornal, com base em fontes da fábrica de Palmela.
O aumento de produção ocorrerá em duas fases, a primeira dentro de cerca de duas semanas, quando vão começar a ser produzidos 490 automóveis por dia, e a segunda em Março, com uma nova revisão para os 525 carros por dia. Esta subida permitirá que 120 trabalhadores que estavam na ATEC – Academia de Formação a concluir um curso de equivalência ao 12.º ano interrompam as aulas e regressem no imediato à fábrica, acrescenta ainda o Jornal de Negócios. No entanto, de acordo com o jornal, as previsões de produção para o segundo semestre do ano são menos optimistas. Por isso, a produção final do ano não deverá sofrer grandes alterações em relação a 2013.
A partir de Julho, durante a paragem de produção do Verão, a fábrica de Palmela entrará em remodelação, para introduzir uma nova plataforma, a MQB, para os mais de 40 modelos do grupo alemão que poderão ser produzidos, Esta é uma condição para a unidade ter um novo modelo, assunto sobre o qual não há, para já, novidades.
Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários