Alhos Vedros abriu Roteiros das Freguesias da Moita

“Gestão de proximidade é prioridade no Município da Moita”
O Roteiro na Freguesia de Alhos Vedros, realizado pelo presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, e os vereadores com pelouros, entre os dias 28 e 31 de Janeiro, culminou com o atendimento descentralizado a munícipes, no final da tarde do dia 31, nas instalações da Junta de Freguesia. Antes, num encontro com jornalistas, o presidente  fez um balanço muito positivo desta iniciativa que, de acordo com as suas palavras, permite “estar em contacto direto com todas as realidades da freguesia. Para Rui Garcia, só com esta proximidade “é que conseguimos fazer uma gestão autárquica fiel, verificando as situações in loco, ouvindo as populações e encontrando soluções”.

Autarcas reuniram com jornalistas em Alhos Vedros


Rui Garcia realçou, como bastante positivo, “o trabalho notável que as nossas instituições desenvolvem na área social, nomeadamente a CERCIMB – Cooperativa para Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas da Moita e Barreiro e o Centro Tasse – Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – Fundação Santa Rafaela Maria, assim como o trabalho assinalável do nosso movimento associativo que continuará, dentro das possibilidades, a ser apoiado e acarinhado pela Câmara”, disse o presidente. 
Nesta semana de contactos intensos, o executivo esteve reunido com os Condóminos da Fonte da Prata, com a direção do Grupo Desportivo da Fonte da Prata, com a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Os Amigos do Mar”, com a Paróquia de Alhos Vedros, com o Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia e o Rancho Folclórico Os Fazendeiros da Barra Cheia e Arredores, com a Comissão de Moradores do Cabeço Verde e também com a comissão de coproprietários da AUGI Alto do Moinho.
De referir que os “Roteiros das Freguesias” inserem-se no Programa de Gestão Participada “Reforçar a Democracia, Preparar o Futuro” e a próxima freguesia a ser visitada pelo executivo é a Baixa da Banheira.

Moita anuncia petição pública e programa municipal “Moita Património”
Em encontro com a Comunicação Social, em Alhos Vedros, o presidente da Câmara da Moita divulgou também a Petição que será lançada sobre a Reforma da Justiça que o Governo vai encetar e que “promove a desqualificação do Tribunal da Moita, no âmbito do novo mapa judiciário, como antecâmara, evidente, do seu futuro encerramento”. 
Esta petição, diz a autarquia,"irá ser disponibilizada nos edifícios públicos e nas sedes do movimento associativo com o objetivo de recolher as quatro mil assinaturas exigidas para que este assunto seja discutido na Assembleia da República".
Outro dos assuntos focados foi o “Moita Património” – Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação que surge com o objetivo de incentivar o estudo e a divulgação do Património e da História Local, criando um mecanismo de apoio, no valor total de 10 mil euros, que estimule a investigação, criação e edição, fomentando, desta forma, o aparecimento de novos trabalhos e projetos nestas áreas, com ênfase na história local, arqueologia e etnografia do concelho da Moita. 
Rui Garcia explicou que a ideia é “atrair a investigação de académicos e historiadores que se possam debruçar sobre a história de Alhos Vedros, tendo um suporte financeiro assegurado pela Câmara”, acrescentando que esta é uma forma de “contribuirmos para valorizar a história do concelho da Moita e pretendemos depois alargar este programa a outras áreas e a outras freguesias”.
A Câmara Municipal da Moita pretende que o Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação “Moita Património” tenha uma periodicidade bienal. Os requisitos deste programa podem ser consultados em www.cm-moita.pt.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em www.adn-agenciadenoticias.com 

Comentários